'

Notícia

THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Tudo pela mulher e pelas filhas! O que Ricardo Araújo Pereira fez para proteger a família num momento particularmente doloroso

Conheceu a mulher na faculdade e hoje é um pai orgulhoso de duas filhas maiores de idade, que já estudam fora de Portugal. Apesar de todo o sucesso, é na família que o humorista encontra o seu pilar de estabilidade e que retribui com uma proteção sem limites que já o fez viver algumas situações limite.
16 de novembro de 2023 às 23:45
A carregar o vídeo ...
É um dos rostos mais bem sucedidos do humor em Portugal, líder de audiências nas noites de domingo da SIC com 'Isto é Gozar com Quem Trabalha'  e que conquistou uma enorme legião de fãs. No entanto, ao mesmo tempo que seguia a trajetória ascendente na sua vida profissional, Ricardo Araújo Pereira mantinha a coerência e a decisão de proteger sempre a família dos holofotes mediáticos.

Consciente de que o seu mediatismo poderia trazer sempre mais dissabores à mulher, Maria José Areias, bem como às duas filhas, o humorista optou sempre por resguardar. Nunca mostrou o rosto de Rita e Inês e com a companheira abriu algumas exceções, como em galas dos Globos de Ouro, nunca ultrapasando, no entanto, uma fronteira que sabe ser muito ténue.

Ainda assim, nunca escondeu o orgulho que sente no papel de pai e é agora que as duas filhas já são maiores de idade, e que se encontram ambas a estudar fora de Portugal que Ricardo mais abriu o coração para falar sobre a dificuldade de viver com a família separada. 
A filha mais velha de Ricardo e Maria José Areias, Rita, de 19 anos, mudou-se para o Reino Unido no ano passado. Este ano, foi a vez de a mais nova, Maria Inês, de 18 anos, sair do país, para ir estudar nos Estados Unidos.

O corpo de fazer inveja de Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira

"Sempre esteve em cima da mesa que estudar lá para fora era uma possibilidade. Fico muito satisfeito de lhes poder proporcionar essa possibilidade, porque acho que elas gostam", começou a contar no podcast 'Geração 70', com Bernardo Ferrão. As duas estudaram num colégio de elite no concelho de Cascais, onde a maioria das aulas era dada em inglês, e por isso tornaram-se bilíngues.

Apesar do orgulho que sente por ver as filhas desenvolverem as suas aptidões fora de Portugal, distância tem sido demolidora para Ricardo. "É terrível, não presta para nada, é muito chato", descreveu. "Por exemplo, a mais nova fez agora 18 anos e está numa universidade no meio dos Estados Unidos, está em outro continente, e ela está a gostar tanto que eu até levo a mal, porque ela está lá há muito, muito tempo. A outra está em Inglaterra e por isso tem mais facilidade em vir".


Sobre as saudades das filhas, o humorista recordou ainda os momentos em que lhes lia histórias à noite, momento que ainda hoje recordam com ternura. "Onde é que eu posso intervir lá em casa? Nas coisas de responsabilidade não é, tem que ser um adulto a fazer isso. Agora, em coisas como ler a história aí sou fortíssimo, eu ia lá, fazia as vozes do lobo, dos porquinhos, inventava finais alternativos. No dia seguinte elas diziam: 'Não, conta outra vez a de ontem, exatamente como contaste ontem'. Eu faço essas coisas. As coisas que lhes garantem a subsistência, isso é feito por um adulto, não sou eu, eu trato dessas coisas. Trato da palhaçada. Tenho mesmo saudades", confessou.

JUNTOS HÁ MAIS DE 30 ANOS

Ricardo Araújo Pereira conheceu a mulher da sua vida em 1992, muito antes de se tornar conhecido. Os dois eram ambos estudantes de Comunicação Social na Universidade Católica quando se apaixonaram e o amor dura até aos dias de hoje, lá vão mais de 30 anos.

Nas entrevistas de vida que deu, Ricardo Araújo Pereira faz sempre questão de não expor a família, mas às tantas torna-se impossível não falar de um dos papéis ao qual se dedica com maior afinco, o de pai. Sobre a paternidade, o humorista não tem dúvidas sobre o quão especial é, ainda que acarrete muito sofrimento.

"Não há felicidade maior do que a que os filhos trazem, mas há um potencial de infelicidade, no sentido de alguma coisa correr mal... Não há nada pior."

...
Ricardo Araújo Pereira conheceu a mulher na Universidade

Nesse sentido, Ricardo não tem dúvidas de que a melhor parte do sucesso que conquistou é o facto de ter poder de decidir aquilo que quer realmente fazer de forma a ter tempo para os que mais ama, o que lhe permite gozar melhor a vida, agora com um novo conforto financeiro.

"Há uma coisa que é essencial e que o dinheiro consegue comprar: tempo. É a capacidade de dizer que não, que não preciso de fazer isto, que não quero apresentar esse concurso. (...) Poder ver as miúdas a crescerem, ir com elas a sítios, mostrar-lhes coisas..."

...
Ricardo Araújo Pereira Foto: Instagram


MOMENTO DIFÍCIL E PROTEÇÃO POLICIAL

A decisão de proteger a família dos holofotes revelou-se certeira em várias ocasiões, sendo que um dos momentos mais difíceis aconteceu em 2007, numa altura em que Ricardo se assumia como o rosto principal dos 'Gato Fedorento'.

O humorista acabaria, então, por ser alvo de ameaças do Fórum Nacionalista, site onde era escrito que seria feita uma visita ao colégio das filhas de Ricardo. A situação limite levou a uma queixa na polícia, altura em que foram acionadas medidas de segurança e em que a família terá obtido proteção pessoal "não intrusiva" por parte da PSP. 


Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...