É o triunfo do amor. Depois de quatro anos de relação e muitas batalhas, a princesa
Märtha Louise da Noruega, filha mais velha dos reis Harald e Sónia, anunciou que se vai casar no dia 31 de agosto do próximo ano com o xamã Durek Verrett. Os dois elegeram o
Hotel Union, em Geiranger, como palco para a troca de votos, que é o culminar de uma história romântica que dividiu a Noruega.
Apesar de muitos terem apoiado a princesa, as vozes críticas à relação não se fizeram esperar com a princesa e o companheiro a serem vítimas de uma verdadeira perseguição de cariz racial. No entanto, contra tudo e contra todos,Märtha, que já foi casada com o escritor Ari Bhen, com quem teve três filhas, decidiu levar para a frente a relação.
"Não escolho um homem para satisfazer a nenhum de vocês", atirou nas redes sociais para calar a onda de críticas de que estava a ser alvo, adiantando ter encontrado o seu homem de sonho.
"Quando encontras a tua alma gémea, tu simplesmente sabes. E eu tive a sorte de conhecer a minha. Dei-me conta de que o amor incondicional existe. Sinto-me feliz e abençoada", afirmou, enquanto o guia espiritual retribuía os mimos. "Quando estou com ela sinto-me livre, livre de ser eu próprop, de amar uma mulher que é uma luz brilhante, de sabedoria, de graça e imensa beleza."
No entanto, apesar de estarem imbuídos de amor, a paixão não comoveu os noruegueses que continuaram a torcer o nariz à relação. E se se pensaria que com o tempo as coisas acabariam por melhor, acabou por acontecer precisamente o contrário, precisamente devido a umas declarações proferidas por Durek, como que a ausência de felicidade era uma das causas diretas do cancro.
A gota de água foi quando o guia se fez valer da sua parelha real para promover o seu livro sobre medicinas alternativas, o que despoletou a ira dos súbditos e obrigou a casa real a tomar medidas.
Märtha Louise acabaria por abdicar dos seus privilégios reais, não podendo 'comercializar' o seu título de princesa e mantendo-o somente para questões institucionais, por desejo do seu pai.
Apesar da mudança no seio da família real,
Märtha Louise manteve-se sempre unida e em concordância com a família, que nunca se opôs à relação e fez agora questão de abençoar a união com palavras simpáticas sobre o romance.
O noivado já dura há dois anos e o casal até poderia já ter dado o nó, mas problemas de saúde de Durek acabaram por adiar a cerimónia. "Não quero ir para o altar a pensar nos meus achaques. Tem de ser o melhor dia das nossas vidas", disse o noivo, que sofre de problemas renais.
Sobre o noivado, Märtha Louise não tem dúvidas de que este é o momento mais feliz da sua vida.
"Ele é o único homem que faz com que o meu coração salte, o único que me vê e me compreende com todo o meu potencial, o que me faz rir e com quem posso ser vulnerável. O amor não julga de onde viemos ou quem és como ser humano. O amor cria pontes entre pessoas, culturas e religiões. Ramos felizes de o termos encontrado através dos continentes, etnia e origem social."