'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Vida e morte dramáticas: os anos sofridos do pai de Andreia Rodrigues e a mágoa nunca ultrapassada pelo afastamento

Pai da apresentadora morreu aos 66 anos, após uma vida de dificuldades. Estava sinalizado devido às condições precárias em que vivia e dependia da ajuda de terceiros. Na memória de Andreia Rodrigues fica o carinho mas também o afastamento que marcou a sua relação com o progenitor desde tenra idade.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
25 de julho de 2024 às 20:10
Andreia Rodrigues não tinha relação com o pai
Andreia Rodrigues não tinha relação com o pai

Sérgio Condesso era uma figura muito conhecida do Monte da Caparica, onde vivia no problemático bairro Branco. Por isso, a notícia da morte do homem, a quem chamavam de Sinistro, rapidamente se espalhou por aquela zona.

Foi no início de junho que o pai da apresentadora da SIC, Andreia Rodrigues, perdeu a vida, aos 66 anos. Sérgio Condesso morreu no Hospital Garcia de Orta, em Almada, não sendo conhecidas as causas da sua morte. Do domínio público eram, isso sim, as lutas que travou durante toda a vida para subsistir. Vivia com dificuldades económicas, com os cães, em condições que os vizinhos descrevem com "extremamente precárias". Segundo a nossa publicação apurou, Sérgio Condesso tinha, também, problemas diagnosticados do foro psiquiátrico e somava também alguns problemas com a Justiça. "Era muito pobre e estava sinalizado, nestes últimos anos dependia de ajudas", diz uma fonte, que prefere manter o anonimato, acrescentando que, depois da sua morte, os vizinhos ficaram com "os cães" do pai de Andreia Rodrigues.

E se até 2015 o seu nome pouco ou nada dizia aos portugueses, foi nesse ano que uma reportagem da TV Guia revelou as condições difíceis em que Sérgio Condesso vivia no Monte da Caparica. Na altura, o homem aceitou falar à publicação para lamentar a distância que marcava a sua relação com a filha, Andreia Rodrigues, com quem assumia não manter contacto, alegando que a estrela da SIC tinha vergonha de si por "trabalhar nas obras e não ter os dentes de baixo".

Uma revelação que fez com que, dois anos mais tarde, Andreia Rodrigues abrisse a "caixa de pandora" para explicar a sua versão dos factos. Em conversa com o marido, Daniel Oliveira, no programa 'Alta Definição', a apresentadora negou ter vergonha do pai, mas assumiu a mágoa por uma relação que se tornou tóxica porque, segundo a própria, o progenitor só a contactava movido por interesses económicos.

"O meu pai foi vítima de uma escolha que fez, à qual ficou preso. As pessoas só podem ser ajudadas se quiserem ser ajudadas, facilmente perdem a noção dos limites", disse, acrescentando que tentou por resolver várias vezes os problemas com o pai até atingir o seu limite.

"Tentei encontrar-me com ele, e encontrei-me. Há uma altura em que temos que escolher: ou seguir em frente ou ir para o fundo juntos. Há muito tempo que o meu pai não me liga porque não quer. Porque um dia eu lhe disse que não lhe dava o que ele queria. Porque no meu entender ajudar não é dar dinheiro."

Disse, também, estar disposta a perdoar o pai, mas os anos foram passando e o fosso entre os dois foi ficando cada vez maior. Segundo a FLASH! apurou, Andreia acompanhava a situação à distância e no momento final foi chamada a intervir. Surpreendida com a notícia da morte de Sérgio Condesso, assumiu as cerimónias fúnebres, assim como todas as despesas, conta ainda a revista TV GUIA na edição esta semana em banca.

O pai da apresentadora Andreia Rodrigues, Sérgio Condesso
O pai da apresentadora Andreia Rodrigues, Sérgio Condesso

Um momento de grande tristeza para Andreia que nunca escondeu acalentar a esperança de uma relação diferente com o pai, que nunca se revelou possível. "Perdoei-o muitas vezes. E perdoaria hoje, amanhã, daqui a dez anos. Nós não somos de ninguém. Não somos dos pais. Os pais não são nossos. O meu pai neste mundo seguiu o caminho dele e eu fiz o meu. Estarei lá sempre que ele precisar de ajuda. Mas só se ele aceitar que precisa dessa ajuda. Apetece ligar-lhe, mas tenho medo. Tenho medo de voltar a sentir uma série de coisas. Medo de me voltar a magoar. Medo de voltar a ser acessório para qualquer coisa. De só fazer falta enquanto der o que é preciso."

COM O AVÔ NO ALTAR

Devido à distância, quando se casou com Daniel Oliveira, foi o avô que levou Andreia Rodrigues ao altar, numa mágoa assumida pela apresentadora.

"Tinha esperança que um dia tudo fosse como imaginei. E imaginei ter o meu pai ao meu lado o resto da vida. Eu imaginei um dia ser o meu pai a levar-me ao altar. Imaginei ver o meu pai a brincar com os meus filhos. Imaginei tudo isso e às vezes gostava de conseguir arrancar essa ideia de dentro de mim. Gostava de arrancar esse amor que tenho dentro de mim, mas não posso fazer isso."

Enquanto a relação com o pai se deteriorou até se tornar inexistente, com a mãe as coisas sempre foram diferentes. Devido à história de vida, as duas acabaram por se unir e hoje são as melhores amigas. Desde a separação de Sérgio Condesso, a mãe de Andreia já refez a vida amorosa e contou sempre com o total apoio da filha.

No entanto, após a separação do segundo marido, a apresentadora acabaria por ver o seu nome novamente envolto em polémica. Devido à ausência do pai, Andreia cresceu com o padrasto, Hélder António, ao lado. No entanto, este acusou-a de ingratidão depois de se ter separado da mãe da apresentadora. "Fui padrasto da menina Andreia ‘Ingratidão’ Rodrigues, atual apresentadora da SIC. Juntamente com a sua mãe, criámo-la dos seus 12 aos 24 anos. Eu ajudei-a em tudo o que precisou na vida, no período em que viveu comigo. Ela viveu bem nesse período, em Massamá, se disser que não, está a mentir", começou por escrever, numa publicação no LinkedIn, revelando ter ficado magoado pelo facto de Andreia não o ter convidado para o casamento com Daniel Oliveira. Acrescentou ainda que Andreia passou a ser uma pessoa muito diferente quando se tornou conhecida, afirmando que a "fama lhe subiu à cabeça".

Andreia Rodrigues com o padrasto
Andreia Rodrigues com o padrasto

Com o tempo, a apresentadora acabou por não alimentar mais polémicas da sua vida privada, remetendo-se ao silêncio sobre as questões familiares difíceis. Talvez por isso, tenha optado por não se pronunciar nas redes sociais sobre a partida do pai, Sérgio Condesso, aos 66 anos.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável