
Em Montemor-o-Novo, no Alentejo, a Casa das Letras é um alojamento com oito mil livros, o que quer dizer que literatura é o que não falta, e que os amantes de livros podem considerá-lo o refúgio perfeito.
Com quatro séculos de história, e depois de sete anos devoluto, o espaço ganhou outra forma de vida. A paixão pelos livros juntou-se à necessidade: o facto de nenhuma das cidades ali perto ter uma livraria. Uma casa com três quartos disponíveis, com com mais de oito mil livros, que foram fornecidos pela família, amigos e editoras. Define-se como uma "casa para ler, para pensar, para se evadir, para se descobrir".
Com um bocadinho de tudo, vai poder viajar sem sair do lugar. Os quartos têm uma temática literária e evocam a história dos poetas portugueses e de Lisboa. Tem uma sala de estar comum a todos os hóspedes, com salamandra e mesa de snooker, que conta ainda com uma sala de reuniões, uma cozinha, um jardim e piscina. A 50 metros da casa, vai poder encontrar o pátio das letras, entre 'workshops' e debates vai ser um sítio a não perder.
O objetivo não era só atrair novos turistas, mas também trazer um pouco de cultura à vila de Cabrela. O responsável por levar este projeto para a frente é David Azevedo. Uma capacidade máxima de oito hóspedes com preços por noite que variam entre os 250€ e os 300€. Um mundo literário que pode ser a escapadinha perfeita para qualquer leitor.