
De repente, a internet encheu-se de gurus espirituais, conselheiros e coach que prometem mudar a sua vida com base em conselhos que, à partida, até parecem simples. Reunimos algumas dicas que poderá pôr em prática como uma resolução de Ano Novo se acha que está na altura de dar um abanão à sua vida.
1. AUTOCONHECIMENTO É PODER
Os gurus acreditam que sabermos exatamente quais os nossos pontos fortes e fracos é meio caminho andado para mudarmos o que está mal. Por isso, nada melhor do que o final do ano para fazer uma autoanálise, a fim de alterar os comportamentos destrutivos e enaltecer os bons.
2. MELHOR GESTÃO DO TEMPO
Hoje em dia, todos sabemos que tempo é dinheiro, por isso não protele nem procrastine. O segredo é organizar, planear com antecedência e seguir à risca o que definiu para quando chegar um imprevisto, a sua vida não se virar do avesso.
3. DEFINIR METAS
Se quer realmente uma coisa não abdique do seu sonho e persiga-o, que é como quem diz estabeleça metas. Mas estas devem ser realistas, por isso divida-as em projetos a curto prazo (agora), médio (2 a 5 anos) e longo (5 a 10 anos). Seja consistente e não deixe resvalar os prazos.
4. SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR
Não adianta ter uma rotina super adequada se depois ceder ao stress ou não estar no seu melhor no que à saúde diz respeito. Coma melhor, faça exercício e sinta-se em forma para poder aplicar todos os novos ensinamentos em prática. Não se esqueça que o sono é muito importante e tente mantê-lo em dia.
5. TRABALHE NO QUE REALMENTE GOSTA
Os conselheiros sabem que todos temos de pagar contas e sobreviver, mas alertam para que não devemos ser escravos disso e, em alternativa, tentar encontrar ocupações que nos façam felizes. Aposte na sua carreira, dedique-se ao trabalho com paixão e evolua ao longo dos anos, não se deixando acomodar àquilo que já conquistou.
6. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Nunca se falou tanto de comunicação, empatia e inteligência emocional como nos dias que correm. Aposte na melhoria da sua relação com o próximo, saiba ouvir e conserve a calma para saber lidar com situações de conflito. Trabalhe em equipa, seja pro-ativo e comunique da maneira certa para expor os seus pontos de vista.
7. INVISTA NA EDUCAÇÃO
Se acha que é demasiado velho para aprender o que quer que seja, volte um passo atrás e reveja a sua postura. Este é um dos conselhos dos principais especialistas, que alertam para que conhecimento é poder. Inscreva-se naquele curso que sempre desejou fazer, assista a palestras e leia mais. O resultado é altamente compensador.
8. MANTER O EQUILÍBRIO
A vida é um equilíbrio ténue entre trabalho, saúde, família, amigos e amor. E há que manter essa balança o mais consistente possível. Não descure o lado pessoal em detrimento do pessoal e vice-versa. Há tempo para tudo desde que o passe a gerir melhor.