
Com uma enorme legião de aficionados, os croissants são sempre uma ótima forma de começar o dia [e quem diz começar, diz continuar, com um delicioso lanche], tanto que há espaços que se dedicam a confecioná-los a 100 por cento, na busca pela receita perfeita. Entre os clássicos e as novidades, descubra os croissants de sonho que Lisboa tem para lhe oferecer.
O CARECA
São um clássico do Restelo. No Careca, os croissants querem-se açucarados, mal cozidos e de preferência ainda mornos. São um dos ex-libris da pastelaria, que é um caso de sucesso há décadas. Também há a opção brioche, mas o mais afamado é esta versão com uma crosta de açúcar.
PASTELARIA BÉNARD
Se passar pelo Chiado, é mais do que obrigatório uma paragem pela Pastelaria Bénard para comer um croissant. Como há sempre fornadas a sair, é bem provável que o coma ainda morno, simples ou a acompanhar com os melhores recheios: chocolate, doce de ovo, morango, queijo, fiambre ou queijo fresco.
FERMENTA
Se é fã dos clássicos croissants de massa brioche, saiba que acabou de abrir em Lisboa a Fermenta, no Bairro de São Miguel, em Alvalade, que importa diretamente de uma das pastelarias mais afamadas do Porto os seus míticos croissants. Diretamente da Padaria Ribeiro para a capital, a receita é de comer e chorar por mais.
O MOÇO DOS CROISSANTS
Este espaço, em Campo de Ourique, oferece os sabores do verdadeiro croissant francês, com as fornadas constantes a garantirem que o come ainda quentinho, como deve ser. Com o passar dos anos, foi ganhando fama e hoje é um dos sítios mais referenciados da capital quando o assunto são croissants.
CHOUPANA CAFFE
No Choupana Café, os croissants são passíveis de serem acompanhados pelos mais variados sabor: desde os doces de morango, lima ou chocolate e baunilha, há ainda caramelo salgado, avelã ou até mesmo croissant com gelado. O cheiro ao entrar no espaço é inebriante e a qualidade não desilude.
ERIC KAYSER
O conhecido chef, especialista em pastelaria francesa, tem um espaço aberto em Lisboa, no Amoreiras Plaza, e claro, o croissant é um dos queridinhos da pastelaria. A receita é um dos segredos mais bem guardados e não desilude!
O MELHOR CROISSANT DA MINHA RUA
O que começou por ser um negócio de Sesimbra, rapidamente se expandiu por Lisboa e arredores. Hoje, é considerado um dos melhores croissants para quem procura um misto entre massa folhada e brioche. Esta receita tem o casamento quase perfeito, podendo ser acompanhada com uma variedade infinita de sabores.
ISCO
Nesta padaria, em Alvalade, os croissants simples, amanteigados, são de massa leve e tão delicados que só pensamos em comê-los aos pares. O clássico faz a delícia dos fãs, mas em alturas especiais é possível apreciar as variedades: de abóbora, chocolate ou canela!