
Ao passar, em 2022, pela aldeia de Castro Laboreiro, em Varziela, João Amorim – um guia de viagens com experiência pelo mundo fora – sentiu-se fascinado e começou a sonhar com um projeto que, desde então, tem vindo a erguer no Parque Nacional Peneda Gerês. Começou por comprar uma casa para reabilitar, depois 12 e agora, quando já estiver concluído, o projeto que dá uma nova vida à aldeia histórica vai estar apto para receber cerca de 100 pessoas.
"Já não temos só meia aldeia", confirmou num vídeo em que revela a azáfama para deixar a aldeia num brinco. "A nossa ambição é ser um dos melhores alojamentos de Portugal, dar emprego a muita gente e contribuir para o desenvolvimento da economia local."
Com o passar dos anos, Varziela foi-se desertificando e, neste momento, não tem um único habitante. A ideia de João Amorim é voltar a dar uma nova vida à aldeia, não esquecendo as tradições que a inserem numa paisagem única, considerada uma das mais belas do País.
"Nesta zona das brandas nevava imenso e, às vezes, a neve ficava até julho. Isso fazia com que as vacas deixassem de ter pasto", contou João Amorim para explicar o porquê de as pessoas terem indo 'fugido' da zona.
Segundo o próprio, os proprietários das casas receberam com entusiasmo o projeto de João Amorim, que está a transformá-las em acolhedores turismos rurais, onde os turistas poderão experimentar as maravilhas da vida no recato do Gerês.