
Os olhos do mundo estão cada vez mais postos em Portugal e se há algumas zonas históricas que estão em franca ascensão, há outras que começam agora a ser descobertas pelos turistas internacionais. Um desses exemplos é a aldeia de Lindoso, que se situa no Parque Nacional Peneda-Gerês, e que recentemente teve honras de destaque na Condé Nast Traveler, a merecer rasgados elogios por parte da publicação, que tem a sua base estabelecida nos Estados Unidos.
Trata-se de uma aldeia pitoresca com um castelo medieval e que é muito conhecida pelos seus espigueiros, pequenas estruturas feitas em rocha granítica, que eram utilizados para armazenar espigas de milho, e que atraem milhares de turistas pela imagem singular que proporcionam.
A aldeia mantém-se tão bem conservada que, às vezes, dá a sensação de que parou no tempo e é precisamente esse quadro pitoresco que a torna tão famosa, ao estilo, por exemplo, de Monsanto.
Todos os pequenos recantos de Lindoso estão repletos de história, numa aldeia que promete levá-lo a conetar-se com um Portugal profundo, e em que tudo, desde a gastronomia aos monumentos, grita autenticidade.