
Tão amada quanto odiada, a lampreia é daqueles pratos que não passam indiferentes e, cozinhada com arroz, é um daqueles pratos que fazem parte da tradição portuguesa. Se ainda não experimentou ou tem resistido por achar que não vai gostar, saiba que estamos a entrar oficialmente na época da lampreia. Atreva-se a provar!
LISBOA
ADEGA DA TIA MALTILDE
Quando falamos de pratos típicos, não há nada como experimentá-los nos sítios onde a receita passa de geração em geração, até ser apurada até ao seu melhor nível. É o caso da Adega da Tia Matilde, em Lisboa, um dos restaurantes favoritos do falecido jogador Eusébio, e que tem tradição de fazer magistralmente a lampreia, que vem diretamente de um fornecedor em Vila Nova de Cerveira para a mesa dos clientes.
SOLAR DOS PRESUNTOS
É outro dos restaurantes lisboetas onde a lampreia é uma especialidade, não só no clássico arroz como também na lampreia de escabeche, assada no forno ou à bordalesa. O fornecedor é o mesmo há anos e garante a qualidade do produto, que se torna num dos pratos favoritos nesta altura do ano.
ADEGA DO SOLAR MINHOTO
E por falar em clássicos, este, na Avenida Rio de Janeiro, em Lisboa, é daqueles onde não se vai, certamente, arrepender de pedir uma boa lampreia, apanhada diretamente onde mais tem tradição: Vila Nova de Cerveira. Apesar de ser uma especialidade da casa, certefique-se antes de embarcar naquela aventura se é servido no dia específico em que está a pensar fazer uma visita.
CASA NANDA
É O restaurante certo para quem procura aquela comida portuguesa de prato cheio, confecionada à boa maneira nortenha. Entre os clássicos na ementa, a boa lampreia, em arroz ou à bordalesa, não pode faltar.
ADEGA DE SÃO NICOLAU
Neste restaurante na Rua de São Nicolau, no Porto, cada receita típica é cozinhada com amor às tradições e apurada até ficar perfeita. A partir de Janeiro, a lampreia entra diretamente na ementa para felicidade dos aficionados por este prato típico.
O GAVETO
Aqui a lampreia é servida à bordalesa e é precisamente um dos pratos ex-libris deste restaurante, em Matosinhos, onde a chegada do mês de Janeiro é celebrada pelos clientes mais fiéis, que dão oficialmente início à época da lampreia.