
Junho é, oficialmente, o mês do orgulho LGBT e Portugal junta-se a outros tantos países que fazem questão de assinalar a luta contra a discriminação com uma série de iniciativas que visam combater o preconceito.
O principal acontecimento terá lugar em Lisboa no próximo sábado, dia 17 de junho, quando acontece a Marcha do Orgulho LGBTQIA+. O grupo parte do Martim Moniz e vai percorrer as ruas da capital em direção à Ribeira das Naus, onde termina a marcha, num ambiente de luta, mas também de muita festa.
Mas a verdadeira festa, com música e muito boa disposição, está reservada para o final de junho com o já habitual Arraial Pride. O alinhamento da festa conta com artistas como Blaya, Larasoft, Peperan, Alex D’Alva, Judas, Trypas Corassão, Curvs e Ornella. Ao todo, vão ser dez horas a dançar, num evento organizado pela Associação ILGA Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC.
LISBOA ACOLHE EUROPRIDE EM 2025
Foi também durante este mês especial para a comunidade gay e lésbica que se ficou a saber que Lisboa venceu a candidatura para receber em junho de 2025 o Europride, o maior evento do género.
O Europride irá acontecer entre 14 e 22 de junho desse ano, sendo palco de uma grande marcha, bem como de outras iniciativas culturais para assinalar o momento.