
O mês do Santo António coincide com a abertura oficial da época da sardinha, que nos arraiais se come mesmo em cima do pão, dando vida a uma das tradições mais portuguesas de Portugal.
Se é apreciador deste peixe que, ainda por cima, traz inúmeros benefícios para a saúde, há muitos espaços em Lisboa onde pode deliciar-se com as melhores sardinhas. Nesta altura do ano, nem precisa procurar muito: há inúmeros arraiais espalhados pela cidade, onde pode comer sardinhas frescas, equilibrando com uma imperial na outra na mão.
No entanto, se é adepto de comer uma boa dose de sardinhas acompanhada por batatas e uma salada de pimentos, e tudo isto sentado à mesa de um restaurante, o que não falta são boas opções. Na Tasca do Jaime e Páteo 13, em Alfama, pode juntar o útil ao agradável, uma vez que está no centro da ação popular, vibrando com o espírito dos santos.
Ali para os lados da Ajuda, o Páteo Alfacinha é outra casa mítica, onde pode desfrutar das sardinhas rodeado de um ambiente típico, na melhor tradição portuguesa. Para além das sardinhas, o que não falta são petiscos e pratos confecionados pela mão de quem melhor sabe confecionar o que é nacional.
Ainda desse lado da cidade, há uma série de espaços que prometem servir a melhor sardinha assada como oa Tasca do Gordo, em Algés, que conta com uma zona exterior para que possa comer as suas sardinhas ao ar livre, num ambiente tradicional.
E para quem quer garantir frescura máxima das sardinhas que come, uma dica infalível é ir ao restaurante do Mercado de Alvalade, onde o peixe vem mesmo das bancas ali ao lado, não havendo hipótese de não ser sinónimo de qualidade!