
Já vai na 13ª edição o evento que pretende dar a conhecer o melhor da gastronomia algarvia, nas suas mais variadas vertentes. Depois de um verão em cheio, o Algarve mostra que nem só do tempo quente vive a região com a Rota do Petisco, que começa nesta sexta-feira, dia 15 de setembro e se prolonga durante um mês, tempo que há para provar as dezenas de petiscos disponíveis.
A missão é quase impossível. É que este evento gastronómico estende-se do Sotavento ao Barlavento, em 11 concelhos e 176 restaurantes aderentes. E o que é preciso para fazer parte deste périplo da gastronomia? Só tem de adquirir o passaporte do festival, que custa 1,5 euros, e iniciar a aventura por municípios tão distintos como Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, desfrutando de refeições a preços convidativos. Entre os ex-libris do evento estão o Biqueirão com batata-doce, no Museu da Batata, em Aljezur, a Feijoada de choco, no restaurante Carlos, em Vila do Bispo, ou os Cogumelos com alheira e ovo de codorniz, na Flor da Praça, em Loulé, entre muitos, muitos outros.
Além da rota de petiscos tradicionais, este ano a organização decidiu juntar um espaço de autor, onde conceituados chefs dão a provar as suas iguarias. Para desfrutar há a Sardinha com sangria de espumante, do chef Adriano Ponte, no Pestana Pousada de Sagres, ou o Xerém do mar com falso Gin Tónico, do chef Marcos Guedes, no restaurante Paladar Ibérico. O passaporte para a Rota do Petisco dá ainda acesso gratuito a alguns museus e descontos em alguns eventos culturais. Quando atingir os 12 selos, habilita-se a ganhar diversos prémios.
Além da rota de petiscos tradicionais, este ano a organização decidiu juntar um espaço de autor, onde conceituados chefs dão a provar as suas iguarias. Para desfrutar há a Sardinha com sangria de espumante, do chef Adriano Ponte, no Pestana Pousada de Sagres, ou o Xerém do mar com falso Gin Tónico, do chef Marcos Guedes, no restaurante Paladar Ibérico.
O passaporte para a Rota do Petisco dá ainda acesso gratuito a alguns museus e descontos em alguns eventos culturais. Quando atingir os 12 selos, habilita-se a ganhar diversos prémios.