
O Algarve é uma das regiões mais concorridas das férias, mas ainda assim isso não significa que esteja obrigado a dividir areal com uma verdadeira multidão. Até porque o Algarve é vasto, há muito por descobrir e fora das zonas mais turísticas há autênticas pérolas que vale a pena conhecer.
Se está a planear a sua próxima visita ao Sul, não deixe de espreitar estas praias. Paraísos de água cristalina onde um mergulho é obrigatório.
ILHA DESERTA
O nome faz jus ao que lá passa. A Ilha Deserta, ou da Barreta, não é habitada e mesmo em época alta nunca chega a encher. Para lá chegar, é necessário apanhar o barco desde Faro e conte com uma meia hora até lá chegar. No entanto, o passeio vale igualmente a pena, uma vez que a paisagem da Ria Formosa enche o olho. Depois, tem à sua espera um paraíso de águas calmas, com um restaurante de praia encantador.
ARMONA
Mesmo ao lado da Deserta, as ilhas vizinhas são uma tentação. O Farol é, sem dúvida, a mais conhecida e com mais vida, mas a Armona, terra de Pescadores tem um charme e identidade muito próprios, que merecem ser conhecidos.
CACELA VELHA
No município de Vila Real de Santo António, há muitas e belas praias em que o sossego impera. Cacela Velha é um desses pequenos paraísos. Para visitá-la pode apanhar um pequeno barco no cais de embarque ou aventurar-se a ir a pé. O esforço terá uma recompensa de águas cristalinas.
ILHA DA FUSETA
Já se sabe que seguindo para o Sotavento algarvio, a tranquilidade é maior do que as concorridas praias de Albufeira e Armação de Pêra. A ilha da Fuseta, acessível de barco, é um desses paraísos sossegados que vale a pena fazer. Água boa, descanso e sossego reunidos no mesmo espaço!
VALE DOS HOMENS
Uma zona que tem ótimas praias e normalmente mais tranquilas é Aljezur. Praia do Vale dos Homens é um bom exemplo disso, ainda que não seja para toda a gente, uma vez que para lá chegar há que descer uma sinuosa escadaria de madeira (e depois subir). No entanto, o esforço compensa: há um verdadeiro paraíso à sua espera.