
Com grande parte do país a meio gás para as férias da Páscoa e o Algarve com lotação praticamente esgotada, Lisboa fica mais folgada, com mais lugares de estacionamento e mais abertas para passear. É tempo de fazer aquilo que, por falta de tempo ou paciência, nunca se permite: sair para ser turista na própria cidade e descobrir algumas das maravilhas secretas (e não só) da capital.
TAPADA DAS NECESSIDADES
Nas instalações do Instituto Superior de Agronomia, escondem-se hectares e hectares de terreno, dos mais belos jardins e percursos perfeitos para caminhadas. É um pequeno oásis dentro da cidade, que lhe vai saber a mini-férias no campo e onde mais não se ouve do que os sons da natureza. Imperativo conhecer!
AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES
Se mora em Lisboa, de certeza que já passou dezenas, se não centenas de vezes por debaixo do aqueduto das Águas Livres, mas provavelmente nunca pensou em subir até lá acima. Mas vale a pena porque a vista sobre Lisboa é absolutamente deslumbrante. Se ainda assim não ficou convencido, pode sempre fazer uma visita virtual e ficar a conhecer um pouco da história do aqueduto, disponível no site da EPAL.
VILA BERTA
Nos bairros típicos de Lisboa respira-se tradição. Mantêm-se, na sua maioria, fiéis aos seus princípios, é onde se pode mergulhar no verdadeiro espírito alfacinha. Na Graça, por exemplo, esconde-se uma das ruas mais bonitas de Lisboa, a Vila Berta, que é alvo de rumaria de muitos turistas mas que às vezes passa despercebida entre os locais. Faça uma visita e depois continue pela Graça até outros bairros típicos como Alfama.
DE BICICLETA JUNTO AO RIO
É uma ótima forma de conhecer a zona de Belém e colocar o exercício físico em dia. Alugue uma bicicleta e passeie pela zona ribeirinha da cidade, ao mesmo tempo que deixe a pele ser mordiscada pelo sol. Como o percurso é a direito, rapidamente percorre a marginal.
LIVRARIA MAIS PEQUENA DO MUNDO
Portugal tem a Lello, uma das livrarias mais bonitas do Mundo, mas em Lisboa, à entrada da escadaria da Conceição, que vai da Rua da Madalena ao Largo da Conceição, é quase preciso lupa para descobrir a Livraria Simão, uma das mais pequenas do Mundo. Mas não se deixe enganar pelo tamanho. Ao todo, há mais de 3000 livros escondidos em quatro metros quadrados de loja.
NA ROTA DOS MIRADOUROS
Lisboa proporciona, dependendo do ponto em que nos encontramos, algumas das melhores vistas. Visite os vários miradouros e observe de cima a cidade das Sete Colinas. Da Graça a Monsanto, descubra Lisboa de uma outra perspetiva.