
Páscoa signfica folares e pão de ló em cima da mesa, crianças a disputarem o melhor ovo da Páscoa e, necessariamente, mais algumas calorias do que habitualmente exigimos.
O nosso país é exímio na confeção das principais iguarias da Páscoa e de Norte a Sul do país há padarias e pastelarias que disputam o pódio para o melhor folar. Fomos espreitar quais elas são.
CONFEITARIA SANTA COINA
Fica localizada no Barreiro e já ganhou prémios para o melhor folar doce do País. Como se isso não bastasse, nesta confeitaria também se encontra um pão de ló premiado.
Tudo tem um aspeto maravilhoso, preparado para roçar a perfeição e a escolha é variada. Além dos clássicos, há brigadeiros, ovos recheados e outras iguarias que vão ficar a matar na sua mesa de Páscoa.
PADARIA DIAS
Fica situada na Covilhã e tem recebido diversos prémios tanto para o folar doce como para o salgado ou o pão de ló. Doces afamados que aumentam a procura nesta altura, mas não só.
Entre as sobremesas, salgados e pão estaladiço acabado de fazer, difícil é escolher aquilo que levar.
PASTELARIA UNIVERSIDADE É nesta pastelaria, em Coimbra, que, de acordo com o ranking deste ano, pode encontrar o melhor folar de Portugal. E é aquele folar tradicional que fica bem em qualquer mesa, com ovos no interior. O sabor, dizem, merece bem o galardão conquistado.
PASTELARIA UNIVERSIDADE
É nesta pastelaria, em Coimbra, que, de acordo com o ranking deste ano, pode encontrar o melhor folar de Portugal. E é aquele folar tradicional que fica bem em qualquer mesa, com ovos no interior.
O sabor, dizem, merece bem o galardão conquistado.
Ver esta publicação no Instagram
PASTELARIA VENEZUELA
Se está pelo Algarve e quer encontrar o melhor folar, daqueles com várias camadas, muito açúcar e canela e um sabor inconfundível, a Pastelaria Venezuela - dizem - tem os melhores. Com dois espaços abertos, em Faro e Tavira, promete fazer o dia aos mais gulosos.
PASTELARIA ALCÔA
Com espaços abertos em Alcobaça, no Chiado e um ponto de venda no El Corte Inglés, a Pastelaria Alcôa é uma instituição quando o assunto são doces, de preferência aqueles de receitas antigas, que foram aperfeiçoadas ao longo de gerações. O folar tradicional, amassado à mão, é um dos ex-libris da casa, mas há muito mais para adoçar a boca na Páscoa. As amêndoas são uma tentação!
O folar tradicional, amassado à mão, é um dos ex-libris da casa, mas há muito mais para adoçar a boca na Páscoa. As amêndoas são uma tentação!
PASTELARIA VERSAILLES
E se falamos em tradição, é inevitável a referência à Pastelaria Versailles, em Lisboa, que segue aquela receita milenar à risca e sempre com grande sucesso. Falamos do tradicional folar que nos deixa um travo a erva doce na boca, sem ser em demasia. No fim, aquilo que se julgava ser um folar convencional, tem toques de requinte que fogem ao clássico como um ligeiro sabor a amêndoa.
No fim, aquilo que se julgava ser um folar convencional, tem toques de requinte que fogem ao clássico como um ligeiro sabor a amêndoa.
CONFEITARIA NACIONAL
É outro clássico lisboeta com décadas de história e primazia no sabor em que podemos encontrar tudo aquilo que precisamos para uma Páscoa perfeita: ovos de chocolate lindos, amêndoas, folares e pão de ló, tudo com uma apresentação exímia, que nos leva a querer comprar a loja inteira.
GLEBA Este está longe de ser um folar convencional, mas a verdade é que o bolo de Páscoa da Gleba, uma padaria de moagem artesanal, já se tornou num caso sério de sucesso. Há amêndoas torradas, pepitas de chocolate que se fundem com o miolo fofo, depois de passar por uma fermentação natural de 36 horas.
GLEBA
Este está longe de ser um folar convencional, mas a verdade é que o bolo de Páscoa da Gleba, uma padaria de moagem artesanal, já se tornou num caso sério de sucesso. Há amêndoas torradas, pepitas de chocolate que se fundem com o miolo fofo, depois de passar por uma fermentação natural de 36 horas.