
É um regresso às origens. Cada vez mais, há quem queira perceber como certas coisas funcionam na prática e colocar as mãos na terra para ver com os próprios olhos como são feitas coisas que nos parecem tão simples como a apanha da uva, ou da azeitona, mas que na verdade obedecem a regras muito próprias.
Depois dos programas da vindima, centrados sobretudo no Douro, chega a vez de a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, mostrar como se colhem as azeitonas para a produção de azeite, num dia que foi preparado para que os interessados fiquem por dentro de todo o processo.
Assim, no próximo sábado, dia 21 de Outubro, a Herdade decidiu abrir as portas aos visitantes para que possam ajudar na apanha da azeitona, acompanhar o processo de produção no lagar do Esporão, ter a oportunidade de provar o azeite acabadinho de fazer e ainda desfrutar de uma refeição de excelência no Wine Bar da herdade. O dia terá início pelas 10h, com um café da manhã de receção, ao qual se segue um passeio pelo olival e onde os visitantes terão a oportunidade de apanhar as azeitonas. Haverá depois uma visita ao lagar e respetiva prova de azeite. O programa, que tem o preço de 40 euros por pessoa, termina com um almoço no Wine Bar, com um menu de duas entradas, prato principal, sobremesa e harmonização de vinhos.
O dia terá início pelas 10h, com um café da manhã de receção, ao qual se segue um passeio pelo olival e onde os visitantes terão a oportunidade de apanhar as azeitonas. Haverá depois uma visita ao lagar e respetiva prova de azeite.