
Sem dúvida que o Douro é encantador durante todo o ano, mas nesta altura a paisagem ganha um colorido especial, com os verdes e castanhos a misturarem-se numa tonalidade perfeita, que apela ao romantismo e nos remete para um quadro de beleza rara.
É também uma época especial para o Douro, uma vez que setembro é o mês por excelência das vindimas, uma experiência memorável e que pode ser vivido por todos aqueles que queiram participar no processo.
Se, pela primeira vez, está a considerar vindimar ao mesmo tempo que desfruta da calma de uma quinta rodeada pela natureza, deixamos-lhe alguns espaços que tem mesmo de visitar neste final de verão.
QUINTA DA TEXUGA
O projeto Caminhos Cruzados pretende alargar a todos a experiência da vindima através de momentos únicos vividos na Quinta da Texuga, no coração do Dão. São cerca de 40 héctares de vinha, onde terá à sua disposição passeios únicos com uma vista de sonho. Durante as vindimas, o projeto propõe um passeio pelo terreno, de tesoura na mão, enquanto lhe é contada a história das castas e outras informações importantes sobre a arte de vindimar.
QUINTA DA PACHECA
Esta é uma das mais antigas e emblemáticas quintas da região do Douro, localizada em Lamego, e nesta época do ano abre portas aos visitantes para que participem na vindima. A atividade começa logo de manhã quando, depois de um pequeno-almoço reforçado, o grupo sai para a vindimas. O dia de trabalho termina nos lagares com a pisa de uvas. Depois, terá direito a uma visita guiada pela quinta e ainda a uma refeição de excelência. A experiência ronda os 100 euros por pessoa e carece de reserva antecipada.
QUINTA DO PORTAL
Nesta propriedade que já foi conhecida por "Quinta do Casal de Celeirós", e que tem uma área de 15 hectares, no Douro, a vindima é levada muito a sério. Quem quiser participar, terá direito a passar meio dia a vindimar e a aprender um pouco sobre a história da propriedade. A receção tem lugar na Loja de Vinhos da Adega desenhada por Álvaro Siza Vieira, de onde o grupo segue, de jipe, para a vindima, mais propriamente para o corte da uva. Terminada a vindima, é tempo de fazer uma visita guiada pela quinta, que termina no Restaurante Quinta do Portal, onde o chef Milton Ferreira fará as honras da casa, servindo uma refeição de excelência. O valor para este programa é de 180 euror por pessoa.
VILA GALÉ DOURO VINEYARDS
O Hotel Vila Galé Douro Vineyards decidiu proporcionar aos seus hóspedes uma experiência diferente com a participação nas vindimas, nas suas vinhas onde se produz o vinho Val Moreira. Durante algumas horas, receberá toda uma explicação sobre a artre de vindimar enquanto também coloca a mão na massa para ajudar os trabalhadores na apamnha da uva. O valor da atividade é de 40 euros por pessoa.
QUINTA NOVA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
De chapéu de palha na cabeça e tesoura de podar em riste, participe nesta experiência de vindimas num local de beleza única, np Douro, onde terá a possibilidade de vindimar e também de visitar a adega e o Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim, com direito a prova de vinhos. O programa termina com um almoço com os melhores produtos regionais, numa experência memorável.
QUINTA DA GRICHA
A Quinta da Gricha, no Douro, propõe um verdadeiro mergulho nas tradições, incentivando os visitantes a vestirem trajes típicos para a apanha da uva. É nesta famosa quinta que se colhem uvas para o famoso vinho do Porto Churchill’s e a visita a este local é todo um processo de aprendizagem, numa verdadeira aula de história ao vivo. Num dos locais mais emblemáticos da vindima no Douro, é ainda possível pisar uvas nos antigos lagares de granito, que datam de 1852.