
Que Lisboa fervilha de vida já todos sabemos, mas na verdade para a rentrée de setembro preparou algumas novidades que a tornam mais bonita e apetecível aos olhos de quem a visita (pelo menos algumas delas).
É o caso, por exemplo, do Mude (Museu do Design e da Moda), que ocupa vários quarteirões na Baixa alfacinha, mas faz a sua entrada principal pela Rua Augusta. As obras de remodelação era suposto terem demorado apenas dois anos, mas esticaram-se para os oito daí que a expectativa seja grande em torno deste recomeço, que mostra não só um edifício com cara lavada (ou recauchutada), mas também um interior completamente renovado, naquilo que resulta em 3600 metros quadrados de área de exposição.
"O edifício do MUDE volta, a ser o polo cultural dedicado a todas as expressões do design, no centro histórico de Lisboa, com áreas de exposição, criação, educação, estudo, debate e lazer, encontro, conversa e partilha", destaca a Câmara de Lisboa.
Ainda na Baixa, está para breve a abertura de uma Zara de tamanho XL, na verdade trata-se da segunda maior do mundo. Vai ocupar nada mais nada menos do que um quarteirão inteiro na zona do Rossio e está longe de ser tão consensual como, por exemplo, o Museu do Design.
A ocupar o lugar da icónica Pastelaria Suíça, há quem diga que Lisboa vai capitulando cada dia um pouco mais face aos interesses do 'capitalismo', deixando o património histórico nas mãos de grandes grupos internacionais. A Zara 'king size' é o novo e mais flagrante caso porque se, por um lado, promete deixar a capital portuguesa ainda mais cosmopolita, por outro lado vai também fazer com que se assemelhe, cada vez mais, a todas as outras grandes cidades europeias, despindo as suas camadas históricas.
HÁ NOVAS PRAÇAS PARA VISITAR
No meio de tantas mudanças, é inevitável que pareça que Lisboa está sempre em obras, o que condiciona o trânsito, complica a vida a quem tem de circular diariamente na cidade, mas o resultado faz sentir que a espera valeu a pena.
A assinalar, há duas novas zonas que estão totalmente renovadas, depois de muitas obras e poeiras no ar. A Praça de Sete Rios, em frente ao Jardim Zoológico, tornou-se numa ampla zona de passeio, sem carros, cuja reabilitação já terminou.
Bonita e graciosa ficou também toda a área renovada junto aos Jardins da Gulbenkian, na zona de São Sebastião da Pedreira. Com mais área pedonal, ciclovias e espaços verdes, a remodelação está inserida na iniciativa da câmara que visa que cada bairro alfacinha tenha uma praça, um largo, ou uma área para que todos possam desfrutar de momentos de lazer ao ar livre.