
Se no inverno, a maioria foge a sete pés de gelados e só quer ficar em casa com um chocolate quente a aquecer as mãos, a primavera traz-nos de volta os gelados a meio da tarde, naquela textura cremosa que nos aquece a alma. Se é daqueles clientes habituais que vão sempre aos mesmos sítios e nunca se permitiu a grandes mudanças, deixamos-lhe seis gelatarias incríveis que tem mesmo de conhecer em Lisboa.
NANNARELLA
Na Nannarella, perto da Assembleia da República, os gelados artesanais, à boa maneira italiana, são tão bons que é difícil não encontrar fila à porta. Espero um pouco porque vai valer muito a pena. Confecionados com produtos nacionais, os gelados são servidos com espátula e têm a opção de levar natas batidas no topo. Além dos clássicos, tem mesmo de provar os sabores de avelã e pistacho.
SANTINI
Um clássico é sempre um clássico e os gelados Santini são sempre aqueles que vale a pena experimentar... mesmo quando deixam Cascais e se mudam para Lisboa. Com mais de 70 anos de história, a marca soube evoluir com a criação de novos sabores, mas o selo de qualidade mantém-se com os produtos da época a serem privilegiados. Para os mais gulosos, há sempre a opção de encomendar à caixa, numa sobremesa para toda a família.
CONCHANATA E por falar em velhas guardas das gelatarias, a Conchanata, na Avenida da Igreja, é outro clássico que nunca sai de moda. E que todos os anos consegue a proeza de acumular uma senhora fila à porta. São mais de 70 anos de história com um percurso ascendente, privilegiando os gelados de fabrico artesanal.
E por falar em velhas guardas das gelatarias, a Conchanata, na Avenida da Igreja, é outro clássico que nunca sai de moda. E que todos os anos consegue a proeza de acumular uma senhora fila à porta. São mais de 70 anos de história com um percurso ascendente, privilegiando os gelados de fabrico artesanal.
CASA DO GELADO
Se passar pela Avenida de Roma, a Casa do Gelado merece uma visita. O espaço pode não ter tanta fama como outras gelatarias mais cobiçadas da cidade, mas a qualidade é imbatível. Entre os sabores a ter em conta estão o chocolate, arroz doce ou pistacho. Mas não se fique só pelos gelado. Os crepes são outra das coisas que vale muito a pena experimentar.
NIVÀ
Com os dois espaços abertos em Lisboa, no Príncipe Real e Alcântara, a Nivà conquista pela qualidade dos gelados verdadeiramente italianos. A carta vai variando consoante algumas novidades, mantendo sempre os clássicos que estão entre os favoritos dos clientes.
AMORINO
Estes são gelados italianos feitos com preocupações ambientais. Super cremosos e feitos com produtos biológicos, não contêm corantes e podemos dizer que não fazem falta nenhuma no sabor final. O doce de leite está entre os sabores mais pedidos e que goza de ótima reputação. Muito famosos são também os gelados em forma de flor. Em Lisboa, podem ser encontrados na zona do Chiado.
VENEZIANA Também de origem italiana, como o nome indica, a Veneziana é uma das gelatarias mais antigas de Lisboa. Inicialmente, vendiam os gelados em carrinhos ambulantes até que deram o passo seguinte e assentaram arraiais ali na zona dos Restauradores. A qualidade mantém-se. Além dos gelados, é obrigatório provar a famosa cassata!
VENEZIANA