
Há coisas que Felipe de Espanha não consegue esquecer acerca da relação do pai, don Juan Carlos, com as netas, suas filhas, Leonor e Sofia. Se a mãe, dona Sofia, sempre foi uma avó extremosa, presente nos momentos fundamentais do crescimento das meninas, o mesmo não se pode dizer do rei emérito.
Juan Carlos, por contingências da sua vida, não conseguiu estar presente em alguns momentos decisivos da vida das netas, em particular da herdeira do trono, Leonor. Quando a infanta debutou nos prémios Princesa das Astúrias, em outubro de 2019, o avô estava ausente. Pelo contrário, a familia da mãe, Letizia, compareceu em peso, desde os avós à tia Telma Ortiz.
A proximidade de Juan Carlos com os netos filhos de Elena e Cristina - com quem sempre partilhou programas e esteve presente - e a distância das filhas de Felipe chegou a ser atribuída à má relação do rei com a nora Letizia.
Recorde-se que, em 2018, quando o rei tentou fazer uma fotografia ao lado de Leonor, na catedral de Palma, Letizia afastou-o de forma brusca e em público, o que criou mal-estar na famíia real.
Agora, com o escândalo em que se encontra envolvido, a relação familiar está ainda mais complicada.