
Enrique Iglesias revelou pela primeira vez que colocou um ponto final na guerra com o pai, Julio, depois de 26 anos de uma relação fria... e mesmo 10 anos em que estiveram sem se falar.
O cantor espanhol, de 44 anos de idade, fez a revelação em entrevista à revista 'Icon'. Uma noite, Enrique ficou emocionado com um filme que viu sozinho na sua casa em Miami e enquanto os filhos dormiam, diz a revista, o cantor decidiu ligar ao pai. "Tivemos uma conversa muito bonita. Ele estava animado. Foi uma conversa deessas em estás consciente de que é especial. Deu-me muito conforto", confessou.
Encerrou-se finalmente um ciclo negativo na relação de pai e filho que começou pela vontade Enrique singrar-se na música sozinho, contra a vontade do seu pai competitivo.
"Aos 18 anos separei-me da minha família por completo. Foi difícil. Saí de casa e durante 10 anos não tive absolutamente nenhum contato com o meu pai. Não tentei nenhum contato até que o meu avô morreu [em 2005] são muitos anos [Tinha então 30 anos]. Sofri muito, mas o que sentia pela minha música dava-me força. E, sobretudo, lutava por fazer do meu jeito", disse o cantor.
O ex-agente de Enrique Iglesias, e antigo amigo da família, Alfredo Fraile, explica melhor àquela revista os contornos da guerra entre pai e filho. Quando Enrique saiu de casa, aos 18 anos, estabeleceu-se no Canadá para gravar um disco. Lá só teve apoio de uma pessoa, a ex-ama Elvira Olivares, que lhe emprestou 500 dólares (cerca de 800 euros, no câmbio atual).
"Enrique enviou o disco ao seu pai, mas Julio respondeu dizendo que era uma porcaria, que não ia chegar a lado nenhum, que ele é quem entendia música e Enrique devia apoiar-se nele. Creio que aí enganou-se", comentou Alfredo, de 76 anos.
O próprio Enrique Iglesias confessa na entrevisa que o seu pai "é competitivo". "E eu, de certa forma, também [...] Temos muito respeito um pelo outro, mas agora que se passaram 25 anos [desde a briga]. É o meu pai e amo-o muito, com toda a minha alma. Respeito-o e admiro-o. Até entendo as coisas que fez na sua carreira e com a vida pessoal".
Questionado sobre o seu crescimento sem uma figura paterna, principalmente o que pensa agora que também é pai, Enrique lembra da dor. "Agora penso mais. Chorei muito no príncipio. Houve um momento em particular. Fui a São Francisco fazer a mistura do meu primeiro álbum. Passei um mês lá. Lembro-me de regressar ao hotel, estar sozinho, a chorar, e a pensar: 'O que estou a fazer? Perdi todo o contato com a minha família'. Porque isso afetou a todos, sobretudo o meu pai, mas também o resto da família".
Na altura, Julio Iglesias já estava separado da mãe de Enrique, Chabeli e Julio Cesar, Isabel Presley. O cantor de 76 anos de idade voltou a casar com Miranda Rijnsburger, com quem tem cinco filhos: Victoria, Miguel, Rodrigo, Guillermo e Cristina Iglesias. Recentemente Julio foi obrigado a reconhecer a paternidade de Javier Santos, filho da portuguesa Maria Edite.