
A próxima batalha do homem que se diz filho de Julio Iglesias com a portuguesa Maria Edite, Javier Sánchez, está marcada para 4 março no tribunal de Valência, Espanha.
Os advogados de defesa apontam que esta próxima sessão será o fim de uma de uma batalha de 27 anos, com Julio Iglesias a ser declarado pai de Javier.
Já Edite admite que têm sido anos duros e que o seu "filho sente-se rejeitado pelo pai e pelos irmãos".
"Se ele vem, vem, se não vem, pior para ele", argumenta a dançarina portuguesa que teve um romance de 10 dias com a estrela internacional em conversa com Júlia Pinheiro, na SIC.
Na entrevista, Edite conta como se desenrolou a sua história com Julio Iglesias antes e depois de ter anunciado que teve um filho com o cantor.
"Ele é muito carinhoso, mas nunca estive apaixonada por ele, não queria ter uma relação séria nem atar-me. Foram só 10 dias", começa por revelar.
Na altura, Julio era casado com Isabel Presley, o que Edite garante que não sabia. "Senti-me humilhada e enganada, não me disse que estava casado e pensei 'não quero saber mais deste homem'".
Teria sido o fim da relação, mas dois meses depois descobriu que estava grávida. Tinha 20 anos.
"Eu disse-lhe que não tomava nada, nunca menti, ele sabia que havia possibilidade de engravidar. A minha situação era bastante difícil e tive que deixar o que mais gostava na vida, atuar, estar em frente ao público, porque já não podia trabalhar assim", acrescenta, explicando que a família "não iria aceitar" que estivesse grávida e solteira.
Julio Iglesias ainda chegou a perguntar por Edite a uma amiga e foi aí que teve a notícia de que tinha sido pai. "Ele não quis saber", revela Edite.
Mais tarde veio a primeira humilhação pública. Edite procurou Julio nos bastidores de um concerto. "E disse: 'quero apresentar o teu filho'. Fui posta na rua, mais uma vez me senti humilhada".
Edite levou então a luta para a Justiça, sem imaginar que se passariam mais de 20 anos sem que Julio Iglesias assumisse a paternidade de Javier, agora com 43 anos de idade.
"Acho que dia 4 de março, na minha opinião, isto vai terminar. São muitos anos de luta. Se ganhar, para mim, é uma vitória moral, por tudo o que passei, tudo o que ele me fez. Perguntavam-me se não tinha medo de ser processada mas eu nunca tive porque sabia que ele era o filho dele. É como se tirasse um peso de cima, um peso de muitos anos", justifica Edite.
Os advogados de Javier conseguiram no ano passado amostras de ADN de um dos filhos do cantor, Julio José, que provam que o filho de Edite e Julio José terão 99,9% de probabilidades de serem irmãos.
O caso ganhou por isso outro contorno. Agora a expectativa é que Julio Iglesias se apresente em tribunal e concorde em dar uma amostra de ADN, mas caso isto não aconteça o cantor será declarado pai à força.
A ser confirmado pela justiça, Javier Sánchez será o 9.º filho de Julio Iglesias. O cantor tem uma fortuna avaliada em 700 milhões de euros.