
A princesa Leonor, de 15 anos, tem sido presença frequente nos atos institucionais da monarquia espanhola, mas a viagem desta para o País de Gales, onde irá prosseguir os seus estudos num colégio interno, traçou também o destino da infanta Sofia, ‘obrigada’ a substituí-la. O processo é explicado esta semana no jornal espanhol o El Mundo.
Assim, esta quinta-feira foi a primeira vez que Sofia, prestes a cumprir o seu 14º aniverário, se mostrou este ano num evento deste género, em Cartagena, e junto ao rei Filipe e à irmã, que amadrinhou um submarino. Imagem essa que, segundo aponta a imprensa espanhola, se irá repetir com maior regularidade assim que a princesa das Astúrias partir para o Reino Unido.
Dado que ambas partilharam o mesmo percurso escolar, um contacto próximo da família real espanhola referiu à mesma publicação que veem como incómoda a ideia de que Sofia tem uma função de ser apenas alternativa a Leonor, e, também como prova de confiança à infanta, esta não se irá ‘escapar’ das presenças em atos oficiais nos próximos tempos.