
O ex-duque de Palma, Iñaki Urdangarin, está a viver o 1.º aniversário na prisão feminina de Brieva, em Ávila, esta terça-feira, 15, desde que foi detido em junho do ano passado.
O aniversário de 51 anos de idade de Iñaki está a ser em todo diferente das tradições dos anos anteriores, em que celebrava rodeado de amigos e familiares em Genebra.
A imprensa espanhola noticia que não existe qualquer excepção às prisioneiras, e ao único homem preso em Brieva, para comemorarem o aniversário, por isso esta terça-feira está a ser igual a todos os outros dias na cadeia, ao contrário do que se passa no Natal.
A única forma de comemoração de Iñaki poderá ser uma conversa por telefone com a mulher, a infanta Cristina, e com os filhos.
O cunhado do rei de Espanha foi condenado pelo Tribunal de Palma no seguimento do caso de corrupção Nóos a uma pena de 6 anos e 3 meses de prisão. Pena que foi posteriormente alterada pelo Supremo Tribunal de Justiça para 10 anos.
Recorde-se que a infanta Cristina e o marido foram afastados da família real espanhola desde que rebentou o escândalo de corrupção.