
Foi revelado mais um momento de tensão entre a princesa Diana e a rainha Isabel II durante um encontro da família real em Sandringham.
A rainha tinha convidado os familiares mais próximos para um almoço de Natal na sua casa de campo quando a princesa Diana decidiu expressar uma pergunta polémica. De acordo com o escritor Andrew Morton, citado pelo 'Mirror', a mulher do príncipe herdeiro perguntou qual era a verdadeira relevância da família real.
Todos terão olhado para Diana como "se fosse louca", incluindo o marido. "A rainha, o príncipe Carlos e o resto da família real olharam para ela como se fosse louca e continuaram a discussão sobre quem matou o último faisão do dia, uma conversa que se prolongou até ao final do dia", contou o especialista na família real britânica no livro 'Diana: Her True Story'.
"Como diz um amigo: 'Ela acreditava que a monarquia era claustrofóbica e completamente desatualizada, sem qualquer relevância para a vida e os problemas atuais. Ela pensava que era uma instituição em ruínas e que a família não via o que estava a acontecer a não ser que também mudasse".
Após a morte da princesa de Gales no trágico acidente em Paris, em 1996, foi revelado que Diana tinha ajudado a escrever a biografia 'Diana: Her True Story', por se sentir "desesperada", terá justificado.
Apesar das diferenças das duas durante o casamento de Diana e Carlos e após o divórcio, a monarca descreveu a ex-nora como "um ser humano excepcional". "Nos bons e nos maus momentos ela nunca perdeu a capacidade de sorrir nem de inspirar outros com o seu carinho e gentileza", disse a rainha numa homenagem a Diana após a sua morte.
"Admirei e respeitei-a pela energia e compromisso com os outros, e especialmente pela devoção que tinha com os dois rapazes [...] Niguém que tenha conhecido Diana irá esquecê-la. Milhões de outras pessoas que nunca a conheceram, mas sentem que sim, irão lembrar-se dela", continuou Isabel II.