
Desapareceu sem deixar rasto. Esta é a primeira avaliação do exílio de Juan Carlos, que já saiu de Espanha sem nenhuma informação oficial sobre o local de destino. Portugal, contudo, foi o primeiro país apontado como a nova casa do pai de Felipe VI. E estes são os milionários que poderão estar a 'esconder' o ex-monarca.
De acordo com o 'El Confidencial', fontes da família real garantem que Juan Carlos saiu de Espanha de carro com destino a Azeitão, no distrito de Setúbal, onde estará hospedado na Quinta do Peru, a propriedade do empresário João Brito e Cunha.
O milionário português, e pai das atrizes Ana e Patrícia Brito e Cunha, é um amigo de infância de Juan Carlos, ainda dos anos em que viveu em Cascais.
Mas outros nomes também se destacam na lista, como Vasco Pereira Coutinho, um dos amigos mais próximos de Felipe VI e Letizia, que chegou a receber o casal no verão no castelo de São João de Arade em Ferragudo. Em 2011, Juan Carlos atribuiu o título de marquês de Pereira a Pereira Coutinho. Além da propriedade no Algarve, o empresário ainda é dono da Quinta Mata-Mouros em Silves.
Francisco Pinto Balsemão é outro dos amigos de infância de Juan Carlos. Os dois foram vistos no passado a almoçar num luxuoso hotel de Cascais.
Por fim, Karim Aga Khan. O líder espiritual dos muçulmanos xiitas ismaelitas só é português há um ano, mas tem uma das melhores estruturas se quiser receber Juan Carlos em Português. O príncipe foi reconhecido com a cidadania do nosso País pelas ações desenvolvidas em prol da República Portuguesa.
Na mesma altura, Aga Khan comprou o Palácio Henrique Mendonça, em Lisboa, para instalar a sede mundial do Imamat Isamili. É ele também quem tem protegido a segunda filha de Juan Carlos, a infanta Cristina, a quem deu trabalho na Suíça.
Está ou não em Portugal?
Questionado sobre a possibilidade de Juan Carlos ter procurado o sossego em Portugal, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que não foi informado sobre isso. "Verdadeiramente não sei e penso que as autoridades portuguesas também não têm conhecimento sobre essa matéria".
Outros rumores davam conta de que o rei emérito teria passado pelo Porto para viajar para a República Dominicana. Mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país também negou a chegada de Juan Carlos. A casa real espanhola estará à espera da autorização do ex-monarca para revelar o local onde se encontra.