
Define-se como escritor motivacional, orador, apresentador e modelo. Gustavo Santos tem 41 anos de idade e foi pai, em dezembro de 2016, de Salavador, fruto do casamento com Sofia Lima.
Muito criticado nas redes sociais, o apresentador de 'Querido Mudei a Casa' protege-se na confiança pessoal e na mensagem de amor que procura espalhar, seja através dos livros que publica ou das palestras que protagoniza.
Um caminho difícil através de um percurso cheio de espinhos. A infância de Gustavo Santos foi extremamente difícil, com um pai ausente e uma mãe com graves problemas de saúde físicos e emocionais.
"Eu vivi naquela casa uma infância pautada pelo medo e pela depressão. (...) Foi uma inhfância de abandono porque cresci sem pai. Tudo misturado fraz-me afirmar que não nasci em 'berço de ouro', numa questão de estabilidade emocional, de afetos e amor", descreveu Gustavo em entrevista à TV7 Dias.
Quando Gustavo nasceu, o pai tinha 23 anos de idade. Abandonou a família pouco depois, tinha o apresentador 2 meses de vida, reencontrou-o mais tarde, aos 7 anos, mas a figura do pai esteve sempre ausente. "Foi sempre uma relação distante, porque o meu pai não é um homem de afetos, porque nunca o foram com ele. Nunca aprendeu e nunca quis aprender. A minha mãe foi sempre uma pessoa com muitos problemas de saúde, devido a escolhas impróprias que tomou. Sempre focada nos outros... e tudo isso leva a depressões e doenças complicadas."
Os problemas de infância acabaram por criar um adolescente inseguro e sem autoestima. Gustavo sentiu-se "perdido, deslocado e com uma ausência total de autoestima e amor-próprio".
Com o pai ausente, sem qualquer figura masculina que o guiasse na vida e uma mãe sempre "triste", Gustavo encontrou abrigo seguro junto da avó. "Foi ela quem me ensinou o amor incondicional. O principal problema da minha avó foi ter um filho que deixou de falar com ela, e essa dor ficou. (...)"