
Sofia Durão tem 39 anos de idade vive há vários anos com patologia mental bipolar, que já obrigou a que fosse internada compulsivamente no Hospital Júlio de Matos num momento particularmente difícil.
Filha do malogrado apresentador da RTP, Raul Durão – morreu em 2007 –, Sofia é artista plástica e ganha a vida a vender a sua arte nas ruas de Lisboa. A patologia acaba por ser resultante das várias adversidades que passou.
"Eu não nasci assim. As pessoas que têm problemas mentais... são problemas que surgem com a vida. Tive bastantes episódios negativos. Fiquei grávida bastante nova, o pai do meu filho faleceu quando eu estava grávida, não tenho pai, não tenho mãe, perdi a maior parte da minha família cedo, os meus pais morreram com a mesma idade, em anos diferentes, mas cedo. Tudo isso tem de sair cá para fora de alguma maneira", esclarece Sofia em declarações à TV7 Dias.
Foi em setembro de 2017 que o pior aconteceu, e Sofia Durão viveu momento de verdadeiro terror. "Só fui internada uma única vez, foi um internamento compulsivo porque eu dizia coisa mais estranhas e achava que estava tudo bem e não queria ser internada, pois estava a dar de mamar e não queria deixar. Tiveram de me tirar o leite, foi um afase muito complicada e prefiro nem recordar", lamenta-se.
Este episódio acabou por ser um duro ensinamento para a artista: "Foi mesmo um grande terror terem-me internado, foi um ensinamento para mim, para que nunca mais aconteça, mas há coisas que doem. Foi numa altura crucial."