
Ao longo do último ano, o Pingo Doce reforçou a parceria com a CUF. Para além do programa nacional de sensibilização para a redução do consumo de Sal, que foi criando em 2019 – Menos Sal Portugal –, em 2021, passaram a sensibilizar os portugueses para adotarem uma alimentação diversificada e equilibrada, assim como um estilo de vida mais saudável, com o programa "A Saúde alimenta-se".
Com o programa "A Saúde alimenta-se", mais do que dar a conhecer as propriedades dos alimentos ideais, bem como o papel que podem desempenhar numa alimentação diversificada e equilibrada, o Pingo Doce e a CUF incentivam os portugueses a fazerem escolhas informadas e a selecionarem os alimentos que mais se adequam às suas necessidades e estilos de vida. Nesta parceria, procuram ser o grande aliado dos portugueses na promoção da saúde através da alimentação.
Fonte: INE; PortFIR/INSA; LOPES, C. el al. (2017), Inquérito Alimentar Nacional e Atividade Física, IAN-AF 2015-2016
Apesar de, nos últimos anos, os portugueses estarem mais despertos para os impactos de uma alimentação inadequada, de acordo com o Global Burden Disease, de 2019, muitos continuam ainda "fiéis" a hábitos alimentares pouco saudáveis e que têm um elevado impacto na perda de anos de vida saudável e na mortalidade. São exemplos disso: o elevado consumo de carne vermelha, o baixo consumo de cereais integrais, e a elevada ingestão de sódio.
Neste cenário, é preciso continuar a sensibilizar os portugueses para a necessidade de repensarem os seus hábitos alimentares e de fazerem mudanças no seus estilos de vida. Conheça as recomendações da nutricionista do Hospital CUF Tejo, Inês Barreiros Mota.
Fonte: INE; PortFIR/INSA; LOPES, C. el al. (2017), Inquérito Alimentar Nacional e Atividade Física, IAN-AF 2015-2016
Passo a passo, rumo a uma alimentação mais saudável
Inês Barreiros Mota
Nutricionista, Hospital CUF Tejo
Mais fruta e hortícolas
Procure consumir pelo menos 400 g de hortofrutícolas por dia. Estes alimentos são ricos em potássio, cujo consumo promove a maior excreção de sódio.
Mais cereais integrais
Opte pelo menos uma vez por dia pelas versões integrais de massa, arroz ou pão. 70 g de cereais integrais por dia podem reduzir em 22% a mortalidade total.
Escolha as melhores gorduras
Procure substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas ou monoinsaturadas. Eleja o peixe às refeições e previligie as carnes brancas em detrimento das vermelhas.
Mais leguminosas
Fonte de proteína vegetal, vitaminas e minerais. Dado o seu teor em fibra, contribui para a regulação da fome e saciedade.
Mais água
A água é o principal constituinte celular, serve de meio de transporte dos nutrientes e está envolvida em todas as reações metabólicas do organismo.
Menos sal
Reduza o consumo de sal para menos de 5g por dia. Prefira as ervas aromáticas e especiarias aquando da preparação e confeção de alimentos.
Saiba mais sobre "A Saúde alimenta-se", aqui.