
João Baião, de 61 anos, marcou presença no famoso podcast de Pedro Teixeira da Mota 'Watch Tm'. Entre vários temas, o apresentador do programa da SIC 'Casa Feliz', revelou existir discriminação em relação às suas peças de teatro por parte de alguns recintos artísticos do país.
'Há essa mentalidade de alguns espaços de acharem que aquele espaço tem que ser para uma estética muito mais profunda, não queremos cá teatro de entretenimento', acusou João Baião afirmando que as suas peças não são bem-vindas em certas salas.
Denunciou ainda, sem dizer nomes, a hipócrisia de certos programadores: "Há um programador de um teatro que fez parte de uma banda popular dos anos 80 e 90 em que na altura trabalhou com o Fernando Mendes, fez o espetáculo de comemoração dos 30 anos dele, que é um espetáculo assumidamente de revista. Hoje em dia, sendo ele programador de um dos teatros, é um dos géneros que não aceita e só quer coisas profundo-intelectuais".
O apresentador da SIC defendeu que os teatros devem ser abertos e lamentou a existência de espaços que consideram que os seus espetáculos não se encaixam nos padrões culturais, mesmo quando são bem remunerados: 'Não vou dizer nomes, mas acho graça que há um espaço onde, mesmo que tu queiras alugar e pagar o aluguer do espaço, nem assim te dão'.