
Letizia foi uma das figuras da realeza que marcaram presença no último adeus ao Papa Francisco, no Vaticano.
Para a ocasião, a rainha espanhola seguiu escrupulosamente o protocolo tendo optando por luto integral, num look de corte clássico e sem grandes adornos, como manda o protocolo para funerais de Estado. Para além do mais, apesar de não ser um acessório com o qual se sente completamente confortável, Letizia usou mantilha.
Este véu negro é esperado da parte de algumas mulheres, sobretudo as rainhas de países que tenham uma maior ligação à Igreja Católica, como é o caso de Espanha.
Respeitando completamente o protocolo, e mostrando reverência a Francisco, a rainha deu ainda nas vistas pelo broche que escolheu para a cerimónia, e que se trata de uma joia com um significado muito especial, a famosa e clássica Pérola Peregrina, com mais de 500 anos de História, e que continua a ser considerada uma das joias mais bonitas do mundo.
De acordo com o especialista em protocolo e moda Jesús Reyes, ouvido pela revista 'Semana', esta escolha tem um grande significado, sendo que a eleição desta joia não foi feita por acaso.
"A Rainha Letizia não escolhe joias aleatoriamente. Se optou pela Peregrina, uma das peças mais icónicas da coleção Pasar - as joias históricas da coroa espanhola - está a enviar uma mensagem de continuidade institucional e respeito à tradição monárquica. Esta pérola tem sido usada por gerações de rainhas, e usá-la em um momento tão solene de luto é uma maneira elegante de prestar homenagem não apenas ao Papa, mas também à história da Coroa."