'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Drama

A revolta dos "velhos". Manuel Cavaco fala em exclusão dos seniores e atira: "Tratam-nos como débeis mentais"

O ator anunciou o fim da carreira e coloca o dedo em várias feridas expostas na ficção nacional televisiva. Diz que as TV’s excluem os velhos, “tratam o público como se fossem débeis mentais”, que “os privados só fazem macacadas” e “inventam coisas estapafúrdias”.
Por João Bénard Garcia | 04 de maio de 2024 às 16:09
Manuel Cavaco
Manuel Cavaco
Manuel Cavaco
Manuel Cavaco
pub
Manuel Cavaco
Manuel Cavaco
Manuel Cavaco
Manuel Cavaco
Manuel Cavaco

O alerta começou no programa 'A Nossa Tarde' na RTP1, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira"Não querem saber dos velhos". A 'TV Guia' que esta semana está nas bancas foi mais longe e quis saber se o ator Manuel Cavaco tinha mesmo decidido, aos 79 anos de idade, colocar um ponto final na sua longa carreira de 62. "É verdade e chateia-me à brava ir-me embora de uma maneira mais ou menos vagabunda. É: 'O gajo está velho, não interessa'. Nunca me disseram isto, nem sei se o disseram a alguém. É a minha interpretação".

Numa conversa franca, o artista põe o dedo na ferida da exclusão generalizada dos atores seniores em Portugal. Manuel Cavaco aponta baterias a quem manda nas televisões, na hora de encontrar responsáveis pelo atual cenário. "Os responsáveis pelas televisões não têm vergonha nenhuma do que se está a passar. Para eles os velhos são completamente invisíveis. É um estilo, não pode ser assim. E os temas? Os temas, as histórias que inventam é para gente débil mental. Eles tratam o público português como se fossem todos débeis mentais", critica.

E aponta uma razão para este cenário de exclusão: "O problema de não se ver boa ficção em Portugal, e já se fez alguma, é um problema político. E é pior nas privadas. A RTP, ainda de vez em quando faz umas séries da coisa portuguesa. Às vezes fraquinhas, mas faz. Os privados não fazem nada, fazem macacadas. Estão convencidos que o pagode quer é rir muito. É por isto que estão a perder nas audiências."

A fuga das televisões

O ator sente mágoa por sair de cena após 157 personagens interpretadas, e aceita explicar o que observa no pequeno ecrã. "A três televisões estão completamente enganadas. E vão perder. É um suicídio, é uma autodestruição. Repare, a SIC, TVI e RTP juntas têm menos audiência do que os canais de streaming. Se isto não lhes abre a pestana, se não resolvem a situação... Não é pôr agora os velhos a trabalhar. É fazerem as coisas como deve ser. Têm que incluir pessoas de todas as idades. E chateia-me à brava que nas histórias que eles inventam nas novelas não metam velhos. Os velhos existem. Estão, pertencem à sociedade. São pais, avós e bisavós", relembra.

Os culpados de tudo isto são, para Manuel Cavaco, os diretores das televisões: "Os altos responsáveis das estações que dizem que os jovens é que vendem. É mentira! Inventam estas coisas absolutamente absurdas e estapafúrdias, dizem que os jovens que têm muitos seguidores no Instagram, no Facebook e nos outros é que vendem. É isso que me entristece, e está-lhes correr tão mal."

Estas e muitas outras declarações deste ator, e ainda dos colegas Ruy de Carvalho e Lídia Franco, podem ser lidas no mesmo artigo da 'TV Guia' que esta semana está nas bancas.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável