
O sucesso de Avelino Vaz Maia – o verdadeiro nome do músico – começou a construir-se em 2013, quando Nininho se viu retido em casa: estava em prisão domiciliária por ano e meio depois de se ter envolvido uma rixa entre dois grupos de pessoas na noite. Como tinha antecedentes criminais acabaria por ficar a cumprir pena em casa com pulseira eletrónica.
Farto de estar sem nada para fazer foi ai que Nininho, com origens ciganas, começou a explorar a música. O que começou por ser um entretém evolui para algo mais, à medida que ia fazendo coisas suas. Foi ai que começou a colocar videos no YouTube. Estes eram simples e descomprometidos: sentado no sofá da sala, sem camisola e com uma pulseira eletrónica no tornozelo, tocava guitarra enquanto cantava.
Em 2018 mais um salto... graças à exposição do ator Pedro Barroso passou a ser presença habitual em tudo o que dizia respeito à novela 'A Herdeira', que rodava em torno do mundo dos ciganos. Contudo só em 2019 é que a sua música explodiu.
Atualmente, Nininho Vaz Maia é um músico reconhecido graças em parte ao seu primeiro album 'Raízes' lançado em 2021 e à sua participação em programas como 'All Together Now', na TVI, e 'The Voice Portugal', na RTP1, onde tem unido os sabores flamencos com a música pop. O seu mais recente single chama-se Em 15 de março de 2025 vai subir ao palco do Meo Arena.