
O cantor Toy colabora com a TVI, integra, inclusive, o elenco do programa ‘Congela’, que é emitido aos sábados à noite na antena da estação de Queluz de Baixo, mas não deixa de partir pedra ou partir a loiça se alguém ataca a sua enteada, Beatriz Prates, de 22 anos, uma das concorrentes do ‘Dilema’, o reality show deste verão da TVI apresentado por Manuel Luís Goucha.
Além de já ter revelado que foi contra a sua vontade que a filha da mulher, Daniela Correia, entrou neste formato estival da estação. "Por minha vontade ela não tinha entrado", o popular artista atirou-se, forte e feio, aos comentadores do programa, quer aos que estão em estúdio nas galas, quer ao que comentam o 'Extra' diário. E disse-o, inclusive na cara de Cristina Ferreira, durante uma passagem pelo ‘Dois às 10’.
"Quero falar do 'Dilema' mas é a única vez que eu vou falar disto", começou por dizer o autor do sucesso musical ‘Põe a Cerveja no Congelador’: "Eu fui comentador do 'Big Brother' (…) nunca adjetivei ninguém. Comentar não é julgar, não é fazer juízo de… Nunca disse: 'é porco', 'é nojento', muito menos usei substantivos coletivos como 'manada' e 'rebanho' a não ser que as pessoas que dizem isto usem isto para falar dos filhos porque, normalmente, devemos falar dos outros como gostamos que falem dos nossos".
Cristina Ferreira ainda tentou arrefecer os ânimos, mas Toy continuou a defesa de Beatriz: "Eu não me refiro aos meus filhos como 'manada' nem 'rebanho' porque manada são vacas e bois e rebanho são cabras e cabritos". Estas declarações polémicas do cantor, que estão a deixar a estação com a qual colabora desagradada, surgem na sequência de outras feitas no 'Somos Portugal' dias antes. "Não precisamos de falar mal de ninguém para comentar um programa de televisão. A não ser que o objetivo seja criar guerra, conflitos e discussão". E disse mesmo: "Se isso é jogo, eu estou-me a c*g*r para o jogo. Acho que as pessoas têm de apelar à paz, ao amor, à solidariedade e não a guerras".
Toy cria Beatriz desde os 3 anos de idade e vê-a como uma filha, atendendo a que o progenitor da jovem nunca foi uma figura presente na vida dela. Toy e Daniela tudo fizeram para proteger a influencer e atriz, que sofreu bullying na adolescência e deu os primeiros passos na representação na novela ‘Festa é Festa’.