
Os príncipes de Gales celebram esta terça-feira, dia 29 de abril, o seu 14.º aniversário de casamento. Uma data que está a ser encarada de forma muito especial pelo casal, depois de no ano passado as comemorações terem ficado adiadas, devido à doença oncológica de Kate.
Contudo, este ano, Kate e William fizeram as malas e rumaram até à Escócia: um lugar simbólico para ambos, já que foi onde começou a sua história de amor, na Universidade de St. Andrews.
O casamento mais aguardado desde que Carlos e Diana subiram ao altar
Foi em 2011 que William e Kate pararam o mundo, à semelhança do que Carlos e Diana tinham feito, 30 anos antes. O casamento decorreu na Abadia de Westminster e o casal trocou juras de amor perante milhões de pessoas que assistiam do lado de fora e através da transmissão televisiva em direto.
Enquanto o noivo se apresentou com o uniforme de coronel da Guarda Irlandesa do exército britânico, composto por casaco vermelho e calça preta, a noiva escolheu um vestido de renda desenhado por Sarah Burton, diretora criativa da casa Alexander McQueen.
Nesse dia, Kate Middleton quebrou uma tradição de mais de 350 anos da Casa Real: surgiu de cabelo solto e maquilhada por si própria. A jovem, então com 29 anos, não quis um penteado muito elaborado. Já a manicura correspondeu ao protocolo e satisfez a rainha Isabel II. De realçar que foi Camilla Parker-Bowles que fez questão de oferecer o serviço realizado no salão de beleza Jo Hansford de Marina Sandoval.
Na cerimónia, na qual faltaram algumas lágrimas de alegria, Kate enfrentou um problema com a aliança. Como perdeu muito peso em consequência de todo o stress, a noiva de William mandou apertar a joia para não correr o risco desta lhe cair do dedo no dia do casamento. Só que acabaram por apertá-la em excesso e a aliança não entrou à primeira quando William tentou. Um pequeno embaraço que acabou por ser resolvido com um pouco mais de pressão.
Outra mudança foi os votos matrimoniais feitos pela noiva. À semelhança do que já tinha acontecido com a princesa Diana, também Kate jurou amar, honrar e proteger o marido... mas não obedecer-lhe.
Neste casamento destacam-se ainda as críticas feitas a Pipa Middleton. A irmã e dama de honor de Kate apresentou-se vestida de branco – um erro de protocolo – e roubou protagonismo à noiva, com um vestido que lhe realçava as curvas do corpo.