
Nos últimos anos, Pedro Nuno Santos e a companheira, Ana Catarina Gamboa, tiveram de fazer uma escolha. É que para ele se candidatar ao cargo de Primeiro Ministro a mãe do filho, que conheceu no universo político, teria de abdicar do seu cargo político como chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, para evitar conflitos de interesses.
Uma escolha e sacrifício complicados que Catarina Gamboa fez em prol da família, e que a deixa também mais disponível para o filho, Sebastião, de oito anos, numa altura em que este se ressente da maior ausência do pai, que está em campanha eleitoral.
Um momento delicado na família que o líder socialista já admitiu em diversas entrevistas e que agora voltou a referir numa publicação em que enaltece a grande companheira que Catarina Gamboa tem sido. " À Catarina, pela forma apaixonada, preocupada e carinhosa com que cuida do Sebastião, especialmente neste período em que a minha ausência é maior", escreveu a propósito do Dia da Mãe, partilhando uma rara foto da mãe do filho.
Além disso, Pedro Nuno Santos também dedicou algumas palavras especiais à sua mãe, na data. "Um beijo especial à minha Mãe e à Mãe do meu filho. À minha Mãe, por todo amor, carinho e apoio ao longo de toda a minha vida, hoje da mesma forma que há 48 anos."
O homem forte do PS aproveitou ainda para passar a sua mensagem política no meio da publicação de Instagram de cariz pessoal. "Queremos um país que respeite e valorize todas as mães. Um país que não deixe as mães grávidas inseguras e angustiadas perante serviços de urgência encerrados. Um país que garanta creches e pré-escola às nossas crianças e que, dessa forma, também dê mais oportunidades às mulheres de terem as suas carreiras. Um beijinho a todas as Mães do nosso país!"