
Um dia depois, as imagens de algumas das maiores figuras de Estado no funeral do Papa Francisco continuam a ser objeto de análise, sendo que Pilar Eyre, uma das principais especialistas em realeza espanhola, analisou as imagens dos reis Felipe VI e Letizia sentados, de óculos escuros, tendo como vizinhos Donald Trump e Melania.
O ar solene da ocasião terá justificado a a ausência de sorrisos, no entanto para Pilar Eyre, o incómodo do casal prendia-se mais com os parceiros norte-americanos do que outra coisa qualquer. "Suponho que preferiam estar sentados junto aos reis europeus", começou por dizer para de seguida acrescentar. "Vi Letizia muito incomodada. A somar a isso, a mantilha e os óculos escuros que colocou a dada altura ainda lhe davam um ar mais austero e estranho."
Pilar Eyre admite que também o primeiro embate entre os dois casais foi estranho como se Trump não soubesse muito bem quem era Felipe VI. "Eu daria tudo o que tenho para saber como o Rei Felipe se apresentou a Trump. Acho que ele teve que se identificar duas vezes. Trump parecia nem saber quem ele era. Vi os reis mesmo muito incomodados."