
Aline Pereira Ghammachi é uma freira de 41 anos que tem dado que falar na imprensa brasileira, depois de ter sido dispensada da função de madre-abadessa do Mosteiro San Giacomo di Veglia, em Itália.
Isto, porque Aline terá sido destituída do cargo devido a uma carta anónima, que a acusava de maus-tratos e desvio de recursos e, segundo a 'CNN Brasil', também terá ouvido várias vezes de membros da igreja que era "demasiado bonita" para ser freira.
A denúncia foi enviada ao papa Francisco em 2023. Ghammachi nega as acusações e afirma que as contas do mosteiro foram auditadas e aprovadas pela igreja. E decidiu mesmo apelar ao Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.
De acordo com a imprensa italiana, Aline causou impacto na Igreja Católica ao tornar-se, em 2018, na mais jovem regente de um convento italiano, aos 34 anos de idade. Sob a sua liderança, o Mosteiro San Giacomo di Veglia passou a oferecer auxílio a mulheres vítimas de violência e pessoas autistas e implementou uma horta comunitária.
Nascida no Amapá, no Brasil, e formada em administração de empresas, Aline foi tradutora de documentos sigilosos, intérprete de eventos, e tem dedicado a sua vida à Igreja.