'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Jubileu

Em pratos limpos. O que mudou neste Jubileu da rainha Isabel II: da difícil relação com Harry à forma terna como Carlos e Camilla conquistaram William e se derretem com os netos

Se houvesse dúvidas a prova surgiu nas comemorações do Jubileu de Platina da rainha Isabel II. Da mesma forma que o afastamento de Harry foi notório, a química do príncipe Carlos e de Camilla com o filho William e os netos, saltou à vista. Pode iniciar-se a sucessão, em paz.
Por Luísa Jeremias | 05 de junho de 2022 às 21:40
jubileu platina
jubileu platina
jubileu platina
jubileu platina
pub
jubileu platina
jubileu platina
jubileu platina
jubileu platina
jubileu platina

Todas as cerimónias foram preparadas ao detalhe, pela própria rainha Isabel II - afiança a imprensa inglesa e os seus comentadores especializados em "casa real". Começando no "sitting" de Meghan e Harry na catedral, único dia em que se mostraram publicamente em todo o Jubileu de Platina, longe de William e Kate, longe da restante família real - afinal, uma escolha dos próprios, que abdicaram do seu papel na família e na coroa. 

Nesse primeiro dia, conta ainda a imprensa, Harry terá tentando brincar e fazer piadas com os mais jovens. Inúteis. Aliás, no seu semblante era notório o enfado do momento, contrastante com a mulher, a antiga atriz Meghan, sempre de sorriso aberto, tentou tirar partido do momento. Afinal, o casal tinha feito a simpatia de viajar dos Estados Unidos, onde vive, até Londres, para homenagear a "avó" Isabel II. Mais, seria o momento de apresentar à monarca a bisneta que até então se tinha mantido afastada - e que já fez um ano, Lilibet Diana. O encontro de avó e o rebento decorreu em privado, longe dos olhares da imprensa, entretida com todas as comemorações. Obrigações cumpridas, o casal retirou-se e deles mais não se ouviu falar. 

Ao contrário do que aconteceu com o neto herdeiro do trono, William. Na fotografia de família do último dia, após a parada do Jubileu de Platina, após a rainha se ter mostrado na carruagem real, toda ela "forrada" a ouro, especialmente usada em ocasiões muito especiais, está tudo descrito. IUsabel II rodeia-se dos seus, daqueles com quem conta para o fururo: Carlos, William, George - em linha de sucessão.

A carregar o vídeo ...
O momento em que a rainha Isabel II foi à varanda saudar os súbditos

A relação com Carlos, mais próxima e ternurenta, ficou expressa na linguagem corporal dos dois. Aliás, o próprio discurso de Carlos - que já foi formalmente assumido como herdeiro do trono após a morte de Isabel II - durante a Festa do Jubileu de Platina no Palácio, não podia ser mais significativo. Estava ali, como sempre esteve, apesar das polémicas, das dores, das hesitações, ali estava, ao lado da mãe, a rainha. 

A carregar o vídeo ...
Príncipe Carlos faz homenagem à Rainha Isabel ll no concerto do Jubileu de Platina da monarca

E com Camilla Parker Bowles, a mulher que escolheu para ser rainha - e que também já foi aceite como tal, sempre consigo. Camilla que, devagar, ao longo dos anos, e sabendo atravessar crises, tem estreitado relações com William e Kate, tornando-se quase a madrasta perfeita, que evidentemente não substitui a mãe Diana, mas se tem portado à altura para o lugar que ocupa.  

Festa do Jubileu de Planina no Palácio
Festa do Jubileu de Planina no Palácio Foto: getty images

Kate tem sido fundamental para estreitar estas ligações. Discreta, super-mãe, apaixonou os britânicos e tem mantido um casamento de sonhos - que é real e não feito de aparências. A relação com William é, possivelmente, das raras certezas da corte - habituada a dramas conjugais, rupturas e desavenças. Não é o que acontece entre ambos. E se Kate se afastou - de forma bem visível - de Meghan Markle, quando percebeu o que estava para vir, com a ruptura entre irmãos e de Harry com a família, também soube criar alianças com os "sogros" - Camilla e Carlos. 

Os resultados estão à vista nestes dias de Jubileu. A família real surgiu unida, mais "britânica" do que nunca, sorridente, genuinamente feliz. Riu com e como qualquer "súbdito", cantou as músicas dos muitos artistas que desfilaram nas paradas e na magnífica Platinum Party no palácio real, brincou, mimou as crianças, conversou, esteve junta para mostrar que a sucessão pode começar. 

Tudo esteve quase perfeito. Quase. Harry ainda é uma "pedra no sapato", apesar da presença que demonstrou ter-se tornado incómoda. E, claro, o facto de Isabel II, aos 96 anos, já não ter tido a saúde necessária para se mostrar em todas as comemorações. Ninguém ficou triste, todos compreenderam. God save de Queen. 

A carregar o vídeo ...
Que fofura! Rainha Isabel II toma chá com urso Paddington antes do concerto no Jubileu

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável