'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Polémica

Ex-companheiras de Sócrates ouvidas em tribunal! Recorde aqui quem são, afinal, as mulheres da vida do antigo primeiro-ministro

Lígia Correia é já a primeira, na audiência desta terça-feira.
Por FLASH! | 21 de outubro de 2025 às 15:36
Ex-companheiras de Sócrates ouvidas em tribunal: Recorde as mulheres da vida do antigo Primeiro-Ministro
José Sócrates
José Sócrates surge perante a comunicação social
José Sócrates
José Sócrates
José Sócrates surge perante a comunicação social
José Sócrates

Três das ex-companheiras do antigo Primeiro-Ministro José Sócrates vão ser ouvidas esta semana em tribunal, no âmbito do processo da 'Operação Marquês'. Todas serão questionadas sobre os gastos com férias e outras despesas.

Esta terça-feira, é a vez de Lígia Correia, a sua última namorada conhecida. Seguir-se-ão depois Célia Tavares e a jornalista Fernanda Câncio.

Lígia Correia
Lígia Correia

Célia Tavares, antiga empregada numa boutique de luxo em frente ao edífico Heron Castilho, era comercial na loja mas subitamente despediu-se, o que provocou algum espanto nos colegas de trabalho. De origens humildes, morava num bairro pobre da zona oriental de Lisboa. Foi-lhe atribuído um romance com José Sócrates mas também, mais tarde, com José Cid.

Célia Tavares já assumiu ter pedido e recebido ajuda financeira por parte de Sócrates. Quando a 'Operação Marquês' começou a ser falada, Célia Tavares deixou de ser vista, pelos vizinhos, na sua residência habitual.

Célia Tavares
Célia Tavares

Fernanda Câncio foi a mais mediática namorada de José Sócrates, com quem terá namorado seis anos. A jornalista vive do seu trabalho mas, do processo, constam umas alegadas férias em Formentera, Espanha, em julho de 2014. A acompanhar o casal estaria Carlos Santos Silva, amigo de infância de José Sócrates, e a mulher deste. Segundo a documentação processual, terão sido arrendadas duas moradias de luxo por 18 mil euros, para 11 dias de férias. Alegadamente, os custos foram suportados por Carlos Santos Silva.

Fernanda Câncio
Fernanda Câncio

Na 'lista' temos ainda Sofia Fava, a ex-mulher de Sócrates e mãe dos seus dois filhos, José Miguel e Eduardo. Os dois divorciaram-se em 1999 mas serão amigos até hoje. Foi aliás para casa de Sofia Fava que Sócrates se mudou, quando saiu da prisão de Évora, apesar de Fava já ter refeito a sua vida na altura.

Engenheira do ambiente e artista plástica, é também arguida no 'Processo Marquês'. É de sua propriedade o Monte das Margaridas, que foi comprado por 760 mil euros e as garantias, que deram luz verde ao empréstimo, terão sido dadas por Carlos Santos Silva. No âmbito do processo, a propriedade está, agora, arrestada.

Sofia Fava
Sofia Fava

Com as investigações, ficou ainda a saber-se que entre 2010 e 2014, Sofia Fava terá recebido uma avença mensal no valor de 5 mil euros, pagos por Carlos Santos Silva.

A ex-mulher do governante justifica, em entrevista à RTP: "Prestei serviço, em dedicação exclusiva desde 2013, com contrato de avença, na área de projetos urbanísticos e ambiente, à empresa XLM, de que o engenheiro Carlos Santos Silva é, tanto quanto sei, sócio, tendo recebido o valor ajustado para o trabalho que executei e que se encontra documentado".

Por fim, a mais misteriosa amiga de José Sócrates vive na Suíça. Trata-se de Sandra Santos que terá recebido, entre 2008 e 2014, cerca de 100 mil euros, diretamente de uma conta titulada por Carlos Santos Silva.

A mulher foi mãe solteira, em 2011, e registou o filho sozinha. Mais tarde, a criança foi perfilhada por um cidadão suíço. Não se sabe a natureza da relação entre Sandra e Sócrates mas, segundo a investigação, a mulher esteve em Lisboa e terá pedido, diretamente, ao antigo primeiro-ministro, financiamento. O tratamento entre ambos era informal e esses pedidos terão sido sempre satisfeitos.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável