Tânia Gouveia, viúva de António Pinto Sousa, irmão de Sócrates que morreu em 2011, é uma das primeiras testemunhas a ser chamada pelo Ministério Público no julgamento da 'Operação Marquês' que envolve o antigo primeiro-ministro. A ex-cunhada do ex-governante já falou de viagens, de transporte de dinheiro para a Suíça e ainda colocou em causa a alegada fortuna da ex-sogra, Maria Adelaide. Para além disso, está disposta a lutar pelo direito da filha à herança da mãe de Sócrates.
Afinal a amiga misteriosa de José Sócrates que vive na Suíça e que respondia sempre que o ex-político a convocava para encontros, não recebeu só dinheiro do ex-governante. Sabe-se agora que Sandra dos Santos alegadamente recebia dinheiro de outros homens que mantinha com promessas... muitas vezes adiadas.
As duas perguntas finais ao antigo primeiro-ministro não são perguntas do Correio da Manhã. São de jornalistas, profissionais e isentos, que sabem fazer perguntas. Daquelas que interessam.
Conheceram-se em 2007 em casa da atual "namorada" de José Sócrates, Lígia Correia. Em menos de um ano, em 2008, a mulher começou a pedir-lhe dinheiro porque estava desempregada, deprimida e falida. E ele deu: 100 mil euros ao longo de seis anos, inclusive para sustentar um filho recém-nascido.
A luxuosa casa de José Sócrates - que está em nome de Carlos Santos Silva - em Paris está disponível para ser arrendada por 782 euros por noite no site de reservas Airbnb. Na zona do Trocadero, à beira do rio Sena, tem 3 quartos, dá para seis pessoas e a decoração é de "primeira"!
Tido como um homem "requintado e bem perfumado", José Sócrates nunca deixou de se relacionar com a ex-mulher, Sofia Fava. Namorou 6 anos com a jornalista Fernanda Câncio e, pelo meio, terá ajudado outras amigas, como Célia Tavares ou Sandra Santos, residente na Suíça. Tudo, alegadamente, com dinheiros do amigo de infância Carlos Santos Silva.
É no apartamento alugado em condomínio de Luxo, no Parque das Nações, que o antigo primeiro-ministro tem instalado o seu "quartel-general" para enfrentar a acusação de 31 crimes, agora tornada pública.