
No futebol como no amor, Jorge Costa – o eterno 'capitão' do FC Porto, que faleceu há uma semana, no passado 5 de agosto, aos 53 anos de idade –, viveu sempre intensamente, aplicando a máxima da verdade às suas relações, que foram poucas. Ao contrário de outros futebolistas, não 'colecionou' namoradas, pode dizer-se que foi homem de duas mulheres só.
A história amorosa de Jorge Costa conta-se em dois capítulos: o casamento de quase duas décadas com Isabel, a mãe dos filhos, e o momento em que conheceu Estela Rito, em África. A primeira é a companheira de uma vida. Foi ao lado de Isabel que o antigo jogador viveu as alegrias dos nascimentos dos três filhos e também os melhores momentos no futebol. O casamento acabou com um divórcio em 2015, mas o amor já tinha terminado em 2012, por causa de um alegado e surpreendente episódio de violência doméstica que terá ocorrido na Roménia, onde Costa treinava então o Cluj.
Alguns anos depois do divórcio, Jorge Costa reencontrou o amor onde menos esperava, quando treinava a seleção do Gabão, em África. Estela Rito foi a mulher que lhe devolveu o brilho no olhar, num amor improvável que Jorge Costa assinalava com afeto nas redes sociais, e aquela que viria a ser a sua última mulher.
“A nível pessoal aconteceu-me a melhor coisa que podia ter acontecido na vida, conheci a minha atual mulher. Foram dois anos e meio fantásticos que infelizmente acabaram, porque por mim ainda lá podia estar. Fui muito feliz”, disse sobre o momento em que conheceu Estela, que seria um dos rostos lavados em lágrimas no último adeus a Jorge Costa. Estiveram juntos dez anos, nos quais correriam o mundo em viagens e aventuras a dois, numa fase mais calma da vida de Jorge Costa, que não escondia o quanto este amor o fazia feliz, como as redes sociais do ‘capitão’ assim o provam, desvendando um homem carinhoso e romântico, bem diferente daquele que defendia o seu clube em campo.
O que poucos sabem é que Jorge Costa acabaria mesmo por trocar juras de amor eterno com Estela, cerca de três anos depois de se terem conhecido. Casaram numa cerimónia civil que aconteceu em setembro de 2017, em Ponte de Lima. Era a vitória de um amor mais sereno, que voltou a fazer o eterno ‘bicho’ sorrir numa fase em que mais se permitiu aproveitar mais da sua vida pessoal, com o olhar apaixonado por Estela a confirmar a relação intensa que viviam.