
José Raposo foi escolhido para interpretar o papel do comendador Rui Nabeiro, o fundador e mentor da Delta Cafés, na série 'Senhor Rui' da TVI. O ator de 60 anos confessa que tem uma dívida de gratidão com o malogrado empresário, mesmo que as suas vidas nunca se tenham cruzado.
"Ele lidava com muita gente das artes e do espetáculo e muitos falam da generosidade dele, já que apoiava tantas causas nas mais diferentes áreas", explica Raposo, durante a apresentação da série aos jornalistas, em Campo Maior. E deu exemplo dessa generosidade: "Sou presidente da Direção da Casa do Artista e sei das benesses que ele proporcionou àquela instituição: desde toldos para as esplanadas, mesas, cadeiras, máquinas de cafés... A Delta está bem presente na Casa do Artista".
Na série que a TVI vai estrear em breve, José Raposo dará vida a Rui Nabeiro entre os 45 e os 90 anos. Para o processo de envelhecimento, foi necessária "uma horita de caracterização", conta o marido da atriz Sara Barradas, que nesta série contracena com Carla Andrino, de 57 anos, que interpreta Alice Nabeiro, mulher de Rui Nabeiro: "O elenco é escolhido a dedo. E isso também faz com que tudo corra bem. E não é só o elenco: o texto, o guarda-roupa... O guarda-roupa é fantástico. Em todas as áreas, juntaram-se, de facto, bons profissionais", reconhece.
Depois de ler o guião da história do comendador Rui Nabeiro, José Raposo garante que a série irá refletir a imagem de "um humanista, um homem extraordinário, um visionário, um homem que, com a quarta classe e com a condição de homem de classe do povo, fez o que fez. É interessante ver a evolução de um homem humilde que consegue construir este império", remata.