'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Surpresa

A vida boémia de José Raposo! Miúdas, copos, noite e tertúlia

Há 40 anos, quando o pano caía no Parque Mayer, os atores acabavam quase sempre em bares de alterne, onde comiam, bebiam e conversavam. Mulheres? Eis a resposta.
Por João Bénard Garcia | 22 de outubro de 2023 às 14:04
Sara Barradas, José Raposo e Lua
Sara Barradas, José Raposo e Lua
Maria João Abreu, José Raposo, Golpe de Sorte
José Raposo
pub
José Raposo
José Raposo, Maria João Abreu
José Raposo, Sara Barradas
pub
José Raposo
Sara Barradas, José Raposo e Lua
Maria João Abreu, José Raposo, Golpe de Sorte
José Raposo
José Raposo
José Raposo, Maria João Abreu
José Raposo, Sara Barradas
José Raposo

Enquanto não começa a gravar a nova série da TVI, 'Senhor Rui', sobre a vida de Rui Nabeiro, onde é o protagonista – como a 'TV Guia' revelou, em exclusivo, há duas semanas –, José Raposo, de 60 anos de idade, sente-se satisfeito com a sua personagem em 'O Clube', na Opto, a plataforma de streaming da SIC: Viana, o carismático porteiro do espaço noturno de Lisboa. "É engraçado, é uma personagem igual a uma que conheci, nos anos 80. Nessa altura, eu andava muito na noite. Fazíamos teatro até tarde, duas da manhã, e íamos dar uma volta e beber um copo", conta o ator, com um brilho nos olhos, ele que tem uma carreira de quatro décadas.

Sobre se, além de beber um copo, também aproveitava para se divertir com as profissionais da noite, a conversa já muda de figura. "Nem era para lavar as vistas, porque miúdas tínhamos nós na revista aos pontapés! Havia para aí 20 bailarinas em cada uma, não era por aí", esclarece José Raposo, acrescentando: "Tínhamos de beber um copo e comer qualquer coisa. E, acima de tudo, ‘tertuliar’, até às quatro da manhã, a hora de fecho, que foi uma coisa que se perdeu. Os porteiros de então tinham uma abordagem diferente. Agora, a coisa, por aquilo que vou ouvindo, perdeu-se."

O ator ainda convive à noite, quando pode, pois gosta, "desde puto" de "conversar", acima de tudo, "de ouvir os outros quando são interessantes". "Isso, para mim, era o mais interessante da noite. Ouvir histórias engraçadas dos mais velhos. Coisas geniais. Vão-se perder muitas, e é uma pena que não se registe", lamenta José Raposo.

Por isso mesmo, o ator defende ser um trabalho que está por fazer: "Gostava de fazer um projeto com esses registos, das pessoas mais velhas a contarem essas histórias. Sou presidente da direção da Casa do Artista e deparo-me com uma série de histórias dessas, de malta que está lá, e que são referências minhas."

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável