
A infanta Sofia escolheu Lisboa para o primeiro ano da sua vida universitária, que se inicia já esta semana. A filha mais nova dos reis de Espanha vai estudar Ciências Políticas e Relações Internacionais na Forward College - uma instituição de ensino superior afiliada da London School of Economics, que tem um dos seus campus em Lisboa, na zona do Chiado. Sofia completará depois o segundo e o terceiro ano do curso em Paris e Berlim, respetivamente.
Ora há outro membro importante da família real espanhola que também vem viver para o nosso país: o avô de Sofia, o rei emérito Juan Carlos, que deverá estar prestes a mudar-se - se não o tiver já feito, em segredo - para a luxuosa Quinta Patino, no Estoril, um dos condomínios mais caros e exclusivos de Portugal, onde vivem apenas as elites.
Se a rainha Letizia já estava apreensiva com esta mudança de Sofia para Lisboa por motivos de segurança - no País de Gales, onde estudou nos últimos anos, Sofia estava mais 'protegida', em regime de internato - esta aproximação física entre entre avô e neta estará também já a atormentar a monarca. O iminente reencontro entre os dois poderá vir a reaproximá-los, depois de vários anos de constantes escândalos que afastaram Juan Carlos do núcleo 'duro' da família real espanhola, mantendo apenas o contacto com as suas filhas, as infantas Elena e Cristina.
Recorde-se que a relação entre Letizia e o sogro foi tensa desde o primeiro momento que a antiga jornalista entrou no Palácio da Zarzuela. O facto de Felipe ter escolhido para sua mulher alguém que vinha de um meio humilde, sem sangue aristocrático afrontou o então rei Juan Carlos e Doña Sofia que queriam mais para o filho.
De acordo com a imprensa espanhola, as especulações de uma guerra entre os dois estiveram sempre muito presentes com a alegação de haver uma campanha de difamação orquestrada pela própria família real.
"Foi acusada de tudo: de ser uma mulher frívola, interessada apenas em moda e operações de cosmética, de tratar mal a sogra, de se dar mal com as cunhadas, de ter problemas de anorexia, de não educar bem as filhas... Para não falar da família dela! Para não falar da família dele! Quanto mais lamentáveis eram as aparições públicas de D. Juan Carlos, mais aumentavam as críticas a Letizia", descreveu a especialista em realeza Pilar Eyre no 'Lecturas'.