Apesar dos desafios e das crises que o casal enfrentou ao longo dos anos, a relação dos reis de Espanha é apontada pela especialista Pilar Eyre como sólida.
Apaixonada e determinada a subir ao altar com o amor da sua vida, a antiga jornalista concordou com o acordo pré-nupcial e as suas várias condições, algumas delas bem rígidas.
Depois do escândalo de infidelidade com o antigo cunhado, Jaime del Burgo e das acusações do sogro, Juan Carlos, a rainha ergueu muros em torno da sua vida mais pessoal. Sorridente em público, poucos sabem, efetivamente, como gere a sua vida mais privada, com a mulher de Felipe VI a confiar em cada vez menos pessoas e a tudo fazer para proteger o seu 'castelo'.
Por detrás da postura reservada e do rigor institucional de doña Sofia, escondeu-se uma mulher marcada por angústias profundas, sobretudo nos primeiros anos de casamento, quando o futuro da monarquia espanhola parecia depender diretamente do seu corpo.
As tensões estão ao rubro entre pai e filho e nem o Natal vai atenuar os atritos, até porque Juan Carlos vai voltar a passar a época festiva em Abu Dhabi, bem longe da família real.
A mãe do rei Felipe VI está a passar uma fase muito delicada devido ao frágil estado de saúde da irmã Irene, que sempre foi o seu 'porto de abrigo' perante as afrontas constantes de Juan Carlos.
Pilar Eyre explica que a família real espanhola vai tar toda espartilhada no Natal e que estará dividida em três grupos. Saiba como vai ser a Consoada dos principais elementos do clã.