A jornalista Pilar Eyre mostra-se contra a decisão dos reis de Espanha e coloca várias questões, uma delas é querer saber quem vai pagar a estada da jovem em Lisboa, Paris e Berlim. Diz ainda que a ida de Sofia para o estrangeiro revela um imenso "desprezo" pelas "instituições educativas" espanholas.
A decisão está tomada. Filha mais nova dos reis de Espanha vai fazer curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais, que a levará a outras capitais europeias. Começa por Lisboa.
Nasceu e cresceu pobre em Beja, no Alentejo. Aos 11 anos o jornal que o pai tinha ajudado a fundar vai à falência e Zé Moedas entrega-se, desiludido, ao vício crónico do álcool. Passou uma adolescência a pedir ao pai para parar de beber e foi na escola que encontrou refúgio. Em especial nas palavras e conselhos sábios do professor de matemática, um homossexual assumido que teve a coragem de romper com as mentalidades da tacanha cidade de Beja na década de 1980. Como orador no 'Cristina Talks', Moedas deixou a fórmula para vencer na vida. A mesma que lhe ofereceu o professor aos 13 anos.
O agricultor mudou de vida e recusa qualquer apoio familiar dos pais, médicos e influentes na Madeira. Pediu empréstimo para comprar a sua quintinha e trabalha numa herdade, a 30 quilómetros, para pagar o que deve.