'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Médico Gustavo Carona analisa linguagem corporal de André Ventura e aponta para o pior cenário

Profissional, conhecido por ter sido um dos heróis da pandemia, explica porque é que é altamente improvável que o líder do Chega tenha fingido doença súbita como já o acusam nas redes sociais.
Por FLASH! | 13 de maio de 2025 às 23:18
Gustavo Carona, André Ventura
Gustavo Carona, André Ventura

O presidente do Chega, André Ventura, sentiu-se mal esta terça-feira, num comício em Tavira. Enquanto discursava começou a engasgar-se e caiu inanimado. O momento em que leva a mão ao peito e, posteriormente, ao pescoço, está a correr o País, com muitas vozes críticas, principalmente nas redes sociais, a acusarem o político, de 42 anos, a ter simulado o momento.

Foi também através das redes sociais que Gustavo Carona – o médico que ficou conhecido por ter sido um dos heróis da panedemia e salvado vidas na linha da frente de combate à doença – analisou a linguagem corporal do líder do Chega, que na sua opinião é compatível com uma situação de elevada gravidade clínica.

"Na minha opinião, falível claro, eu diria que André Ventura teve a linguagem corporal, não sendo a mais frequente, de um enfarte agudo do miocárdio. Espero estar enganado e desejo as melhoras", começou por escrever no Instagram, justificando, de seguida, o porquê de, no seu entender médico, parecer este o cenário mais provável e o porquê de descartar que este seja um momento "teatral" do político.

"Claro que já há especulações avulso que afirmam que ele poderá estar a fingir. Acho altamente improvável, porque depois de pôr a mão no peito à esquerda, ele agarra-se à garganta. A dor do Enfarte agudo do miocárdio por ir até ao queixo, mas é raro, por isso eu diria que ele se quisesse fingir manteria a 'ilusão de dor' no peito e/ou no braço esquerdo que são os locais mais típicos. Daí que não creio que esteja a fingir numa análise puramente médica das imagens que vimos."

André Ventura, recorde-se, foi transportado de Tavira para o Hospital de Faro, onde está a ser sujeito a avaliação médica. As primeiras informações clínicas – ainda não oficiais – dão conta que André Ventura está bem, a fazer testes de diagnóstico e avaliação médica.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável