
Quando André Ventura despontou na cena política e fundou o Chega, em 2019, aparecia quase sempre lado a lado com a mulher, que mostrava apoiá-lo a 100 por cento na nova aventura. Na altura, era frequente Dina acompanhar o marido a comícios e eventos importantes do partido e também nas redes sociais era presença assídua, com o advogado a publicar fotografias das férias e momentos românticos. Até que tudo mudou e, de repente, a companheira de Ventura, que é fisioterapeuta de crianças, saiu de cena.
Hoje, vive com o coração nas mãos por causa dos riscos que as posições políticas do marido o levam a correr e teve de se afastar dos holofotes mediáticos a partir do momento em que as ameaças começaram a afetá-la e à própria família, criando situações delicadas para todos os envolvidos.
"As pessoas naturalmente reconhecem-na, sabem quem ela é e respeitam a liberdade dela. Mas acredito que depois, fora do trabalho, haja outro tipo de mal-estar ou ameaças", revelou à 'Sábado' Sandra Matias, amiga de Dina e mulher do político Manuel Matias, em setembro de 2020.
Ameaças que acabaram por mudar todas as dinâmicas e sonhos da família, com André Ventura a colocar o seu sonho político em primeiro lugar. A começar pela decisão de não ter filhos sobre a qual, aos 42 anos, tem falado de forma cada vez mais recorrente.
"Ainda não desisti de ter filhos, gostava de ter. Mas vivo sempre com segurança, tenho sempre limitação nas deslocações que faço. Foi uma vida que eu escolhi, mas isso também me leva a pensar nas condições em que estou hoje, se tenho condições para dar aos meus filhos uma vida de segurança, que é o mínimo que eu lhes poderia querer dar, e hoje nós temos de ter cuidados de segurança que eu não tinha há dez anos", explicou.
Uma mudança que acabou também por afetar Dina Nunes, que tem a vida do avesso desde que André Ventura decidiu enverdar pela vida política, com muitos sustos diários, sendo o maior aquele a que, provavelmente, terá assistido pela televisão ao momento em que o marido se sentiu mal durante a campanha no Algarve e teve de ser hospitalizado, suspeitando-se inicialmente que poderia estar a ter um enfarte.
Agora, depois de Ventura já ter tido alta, o medo permanecerá em Dina, que tenta adaptar a vida à do marido, com quem se casou em 2016, quando este ainda tinha uma pacata vida de advogado e comentador televisivo e os planos de ambos para o futuro eram necessariamente diferentes daqueles que agora vivem.