
No final do mês de fevereiro, Gene Hackman e a mulher, Betsy Arakawa, foram encontrados mortos em casa. Só que as causas da morte são diferentes para cada um deles. O ator morreu na sequência de doença cardíaca, com fome, sede e sem os cuidados necessários à sua sobrevivência. Recorde-se que a estrela de Hollywood tinha à data da morte 95 anos e sofria de Alzheimer.
Já a mulher de Gene foi vítima de uma infeção por hantavírus. A notícia foi dada pelas autoridades do Novo México e o que se sabe até agora, é que Betsy, que tinha 65 anos e era a cuidadora do marido, morreu primeiro e acredita-se que Gene, de 95 anos, faleceu uma semana depois.
A causa da morte da pianista gerou preocupação e curiosidade acerca da doença rara e mortal que é o hantavírus. Esta doença é diagnosticada esporadicamente e é transmitida através do contacto com roedores ou com a sua urina e fezes. O vírus é intransmissível através de pessoas e pode causar graves infeções pulmonares.
Os primeiros sintomas surgem, normalmente, entre uma semana a dois meses após a exposição, e são eles a fadiga, febre, dores musculares e dores de cabeça. No entanto, podem evoluir para dificuldades respiratórias, tosse, dor no peito e problemas cardíacos. “A combinação destas alterações pode levar ao choque, à falência de vários órgãos e até à morte”, declarou a Associação Americana do Pulmão.
Apesar de ser rara, esta doença causa a morte a mais de um terço dos infetados. Não existe um tratamento específico porém, para evitar o contágio é importante ter o mínimo de contacto possível com roedores e manter os espaços limpos.